29 de abril de 2024

Filosofia, Letras e Pedagogia comemoram 70 anos

Na próxima quarta-feira (dia 13), às 19h, Filosofia, Letras e Pedagogia, cursos estabelecidos nos primeiros anos da instituição, irão celebrar 70 anos.  O evento será marcado por apresentações artísticas e retrospectivas de eventos e realizações importantes dos cursos, como o Concurso Literário e as experiências dos alunos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) reunidas em e-book.

Um dos destaques da programação será a palestra do professor Aldo Vannucchi, que foi diretor da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Sorocaba (FAFI), uma das instituições originárias da Uniso, fundada em 1951, onde nasceram os primeiros cursos.

Os mestres de cerimônia serão os alunos Fernando Araújo Sousa, de Letras e  Lúbia Mariah Menolli Prado, de Pedagogia. Confira a programação:

Local: Anfiteatro do Bloco C, Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi.

Apresentação do vídeo institucional

Apresentação musical:  por João Simão, egresso do Curso de Letras, apresentando a música “Tocando em Frente” de Almir Sater e Renato Teixeira. Homenagem ao palestrante da noite, Prof. Aldo Vannucchi e aos Cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia.

A criação dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia e um pouco de sua história – Prof. Aldo Vannucchi – Ouvidor da Uniso.

O Concurso Lterário da Uniso: histórico.

Leitura dramatizada do ApólogoA ampulheta e a bússola – 2º lugar no Concurso Literário da Uniso de 2023 – com a autora Bianca Maria Araújo de Oliveira, aluna de Letras, e os colegas Isabelle Cristino Gaspar, Israel da Cunha Andrade.

Apresentação musical pelas alunas de Pedagogia Ana Julia Sicatto e Rebeca Cristine de Alcântara Mendes – Música: Eu sei que vou te amar, de Vinicius de Moraes.

Apresentação do Madrigal Uniso – Regido pelo Prof. Cadmo Fausto.

Apresentação do e-book do Pibid do Curso de Pedagogia: Vivências e Experiências no Pibid pelos alunos Larissa Albuquerque Duso e Luiz Henrick Martins de Oliveira Payao.

Apresentação dos stop motionsO Pato, A casa e Era uma vez  – criados sob a orientação de alunos de Pedagogia , durante o desenvolvimento do projeto Residência Pedagógica – Apresentação pela aluna Maria Paula Silva Simões.

Apresentação dos poemas Valor do Saber e Caminhos da Reflexão – autoria e apresentação pelo aluno Ivam Mateus, do Curso de Filosofia.

Apresentação musical pelos alunos Heloa Pires Gabriel e Theo Cardoso da Cunha. Música – Amar como Jesus amou.

Apresentação do poema Canção para os fonemas da alegria, do poeta Thiago de Mello) – pelo Prof. Roberto Samuel Sanches – egresso de Letras e ex-professor dos três cursos.

Encerramento/ e bolo comemorativo.