4 de maio de 2024
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Sete cursos recebem bons conceitos em avaliação do MEC

Os cursos da Uniso avaliados no segundo semestre de 2023 receberam bons conceitos do MEC, a partir das visitas in loco que visam o reconhecimento e a renovação de reconhecimento. Os cursos de Biomedicina e Fonoaudiologia foram avaliados com o conceito máximo, a nota 5. Os cursos de Design de Interiores e Teatro e os cursos de EaD em Logística, Gestão Ambiental e Gestão Financeira receberam nota 4.
Conforme explica o professor Rafael Bunhi, Assessor Acadêmico da Uniso, os cursos são avaliados em três dimensões (Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura), em que cada uma delas possui um conjunto de indicadores que podem receber notas de um a cinco. “A nota dos cursos é extremamente relevante porque a avaliação passa a ser feita não só pelo olhar interno que a Universidade tem, mas pelo olhar externo, já que é uma nota do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) chancelada por meio de dois avaliadores que são docentes também de outras instituições ensino do Brasil”, esclarece.

Avaliação do MEC
Segundo Rafael Bunhi, no contexto histórico do Brasil, a avaliação sempre teve uma força relacionada com os processos regulatórios das instituições. É ela que “atesta se um curso tem qualidade ou não, e por meio desse certificado que é dado para as instituições de ‘qualidade’ digamos assim, o MEC fala se ele está apto ou não a funcionar”, explica.
Bunhi comenta que existe uma lei que trata das avaliações educacionais no Brasil, que está vigente desde 2004 e contempla duas concepções: avaliação formativa e avaliação sistemática. A avaliação enquanto sistema é conduzida por meio de três pilares: 1) Avaliação institucional, que avalia a universidade com análises internas (no caso da Uniso, por meio da CPA – Comissão Própria de Avaliação) e externas (MEC). 2) Avaliação de cursos, na qual especialistas do MEC, que compõem um banco de avaliadores, visitam as instituições e avaliam três dimensões: organização-pedagógica, corpo docente-tutorial e infraestrutura. 3) Avaliação Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que contempla a prova realizada periodicamente pelos universitários.
“Esse conjunto de três pilares é que atestam a qualidade da educação como um todo, tanto das instituições quanto de seus cursos. E eles geram índices que o MEC divulga posteriormente sobre a situação de qualidade dos cursos no Brasil”, conclui.

Texto: Vivian Marques (Assecoms/Uniso) e Rafael Filho (Agência Focs / Jornalismo Uniso)