18 de maio de 2024

Alunos participam de projeto em presídios

Uma parceria da Uniso com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação “Professor Manoel Pedro Pimentel” (Funap) possibilita a realização do programa de incentivo à leitura “Lendo a Liberdade”, que dá acesso a obras literárias a pessoas pessoas privadas de liberdade que estão nas unidades prisionais do Estado.
Nesta prática educativa de iniciativa da Funap, os chamados reeducandos fazem a leitura e elaboram resenhas de títulos importantes, com a validação realizada, neste caso, pelos estudantes de Letras: Português e Inglês da Uniso, que atuam como pareceristas técnicos, com a orientação dos professores Paulo Edson Alves Filho, também do Curso, e da professora Silvana Maria Gabaldo Xavier, que coordena o projeto na Universidade.

O acervo é formado por importantes títulos literários (Foto: Funap/Divulgação)

A partir dessa parceria firmada em março, o projeto atende a Penitenciária I de Capela do Alto, o Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz, a Penitenciária Feminina de Votorantim e o Centro de Progressão de Campinas. Participam mensalmente cerca de 80 pessoas que produziram 400 resenhas ao longo de 2023.
O acervo é constituído por importantes títulos literários como “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, “O Cortiço” de Aluísio Azevedo, “Prisioneiras” de Drauzio Varella, “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne e “Dom Casmurro” de Machado de Assis.

Estudantes de Letras recebem orientação para a participação no projeto (Foto: Assecoms/Uniso)

Além da possibilidade de remição da pena, o programa propicia o fortalecimento do hábito da leitura e da autorreflexão, a atividade cultural, a recuperação social e a melhoria da autoestima desta população em situação de vulnerabilidade. Por outro lado, a inclusão de estudantes de Letras contribui para o processo de ensino-aprendizagem e a formação humana desses futuros professores, além de envolver a sociedade de forma ativa no processo de ressocialização dessas pessoas.
O programa “Libertando Palavras”, da Funap, está instituído pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), nos termos da Resolução SAP n° 82, de 12 de julho de 2018.