23 de abril de 2024
EspecialÚltimas Notícias

Mestrados e Doutorados oferecem bolsas

Os Mestrados e Doutorados da Uniso estão oferecendo 20 bolsas de estudo para desenvolvimento de pesquisa, cedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Os interessados devem se inscrever no processo seletivo de um dos programas: Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado e Doutorado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais.  
Essas bolsas fazem parte do projeto intitulado “Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba: contribuições para a sustentabilidade social e ambiental”, que pretende criar o Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. Trata-se de um espaço de pesquisa que inicialmente estará focado em três pilares: medicamentos e saúde humana; inovação, tecnologia e meio ambiente; e interface comunicação/educação; temáticas que estão relacionadas às linhas de pesquisas dos programas da Uniso.  
O objetivo é organizar, produzir e divulgar dados e informações para fundamentar a reflexão sobre processos e práticas regionais de desenvolvimento, gerar conhecimentos relativos a temas estratégicos vinculados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico e contribuir para a criação e efetivação de políticas públicas que impliquem mudanças na qualidade de vida das pessoas. “Essa iniciativa pretende reforçar vínculos entre a Universidade e a Região Metropolitana de Sorocaba, por meio de ações efetivas — com pesquisas e aplicação de resultados que devem contribuir para a resolução de problemas da Região —, para assim promover o desenvolvimento sustentável tanto ambiental quanto social”, detalha a professora Maria Ogécia Drigo, responsável pela gestão das bolsas.  
O projeto terá início em março de 2024 após o processo seletivo dos programas, com a supervisão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. A Uniso foi contemplada pela Chamada CPNq nº 69/2022 — Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Conforme explica a professora Ogécia, dois fatores principais contribuíram para a aprovação. Primeiramente pelos programas irem ao encontro dos objetivos propostos, incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, promover a capacitação de recursos humanos e fomentar o desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos do País. “Também pelo mérito do projeto, principalmente por promover a interdisciplinaridade entre os programas da Uniso”, finaliza.   

Conheça os programas e acesse os processos seletivos:
https://uniso.br/home/mestrado-doutorado