7 de maio de 2024
EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

Uniso sobe de posição em ranking de sustentabilidade

A Uniso ocupa o 6º lugar entre as instituições de ensino superior privadas e comunitárias do país, destacando-se ainda como a 14ª colocada entre as 43 universidades brasileiras participantes do ranking mundial de sustentabilidade, o UI GreenMetric World University Ranking 2023. Em quatro anos de participação, a Uniso subiu 321 posições.
O GreenMetric é uma rede global de universidades. Essa classificação, que teve a participação de 1.183 instituições nesta edição, visa compartilhar boas práticas e organizar ações conjuntas voltadas à sustentabilidade. Para participar, as instituições de ensino apresentam dados referentes às suas ações voltadas à sustentabilidade em seis categorias: Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduo, Água, Transporte, e Educação e Pesquisa.
Essa posição da Uniso reflete de seu compromisso com iniciativas sustentáveis. Preocupada em contribuir com esse problema fundamental no cenário atual global, a Universidade intensificou a produção e disseminação de conhecimento, como evidencia a 12ª Revista Uniso Ciência, edição especial que traz como temática a Sustentabilidade. Além disso, a Instituição tem implementado diversas ações por meio de seu Comitê de Sustentabilidade, que se empenha em identificar aspectos a melhorar. “A evolução na classificação do UI GreenMetric ao longo dos últimos quatro anos demonstra um esforço contínuo da nossa comunidade acadêmica com a melhoria em questões de sustentabilidade ambiental”, destaca Osmar Renato de Barros Siqueira, um dos membros do Comitê.
Conforme explica Osmar, um exemplo de prática que deixa o câmpus mais verde é a transformação de aproximadamente 95% do resíduo orgânico gerado em compostagem. Após a finalização do processo, o composto rico em nutrientes é usado para melhorar a qualidade do solo onde se encontram as 36 árvores frutíferas plantadas em 2023, próximas à circulação de pessoas. Além disso, 97% da energia consumida pela Universidade provém de fontes renováveis, sendo que 4,7% são gerados no câmpus por meio de placas solares. A economia de energia também desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, na redução dos custos e outros.
A divulgação dos resultados do GreenMetric deste ano foi feita durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), no dia 5 de dezembro, em Dubai. Nos primeiros lugares estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha). (Foto: Fernando Rezende/Uniso)

Confira o resultado do GreenMetric 2023

Conheça o programa de sustentabilidade da Uniso, o Green Academy