2 de maio de 2024

Fisioterapia finaliza feira de cuidados alternativos

A última edição da Feirinha de Recursos Alternativos, realizada pelos alunos de Fisioterapia, junto a estudantes de Nutrição e Biomedicina, aconteceu na noite de segunda-feira (29/5), no Bloco C da Cidade Universitária. Durante o evento, o grupo ofereceu à comunidade acadêmica diversas práticas alternativas e complementares para a saúde física e mental, como auriculoterapia, massagem Tui Ná e quiropraxia.
A feirinha, promovida pelos alunos de Fisioterapia por meio do componente de Práticas Integrativas e Complementares em Fisioterapia, já se tornou uma tradição em todos os semestres e é aberta aos estudantes que estão circulando durante o intervalo das aulas. Os alunos de todos os cursos puderam ser atendidos normalmente como de costume, porém, nesta edição, a feirinha foi destinada especialmente aos professores e colaboradores da Uniso.
“Grande parte das atividades está voltada para os estudantes, o que é ótimo, mas pouco se fala sobre o cuidado da saúde mental e física dos professores e outros funcionários, ainda mais pensando nesse momento de final de semestre, onde tem avaliações e atividades e a demanda aumenta muito”, explica a professora do curso de Fisioterapia, Lauren Giustti.
Uma das estudantes de Fisioterapia que realizou os atendimentos de auriculoterapia, Rafaela Pompeu, conta que ela teve contato com pessoas de diferentes áreas e cursos disponíveis na Uniso. “Aqui conhecemos alunos e professores de outros cursos e pudemos proporcionar a eles um momento de relaxamento. Eu vejo que as pessoas entram aqui na feira de um jeito e saem totalmente diferentes, mais relaxadas e com um olhar mais tranquilo”, relata a estudante.
“É nesse instante que o visitante da feira tem a chance de parar, respirar e, então, relaxar. Depois desse momento de cuidado, a pessoa volta para sua atividade acadêmica com a mente muito mais limpa, com muito mais tranquilidade para terminar o seu dia de trabalho”, completa a professora Lauren.
A professora Mariana Villas Boas, também esteve presente para prestigiar os estudantes do curso de Nutrição, que, naquele dia, deram orientações nutricionais para ter boas noites de sono. “A feirinha é de recursos alternativos, mas o pessoal de Nutrição trouxe a questão da alimentação que também é muito importante. E eu, como sou professora do curso, aproveitei para prestigiá-los e também ter um momento de relaxamento”, conta Mariana.
Já Renata Proença, técnica de enfermagem da enfermaria da Uniso há quatro anos, conta que não é a primeira vez dela na feirinha e que, desta vez, resolveu experimentar todas as terapias que estavam lá disponíveis, incluindo quiropraxia. “A hora que eu levantei da mesa foi como pisar nas nuvens, eu estava bem tensa, por conta de cansaço mesmo, mas sai com o corpo todo relaxado”, diz Renata, aliviada.

Texto e fotos: Luís Felipe Pio – Agência Focs / Jornalismo Uniso