Clássico teatral é tema de palestra

Na próxima terça-feira (6/6), o curso de Teatro/Arte-Educação receberá a palestra sobre “O Pai”, que acontecerá às 9h30, no Bloco C da Cidade Universitária, com entrada gratuita e aberta ao público.
Aclamado como obra-prima do teatro moderno, que explora as relações de gênero e poder, o texto de 1887 é de autoria de Johan August Strindberg, considerado um dos maiores escritores escandinavos de todos os tempos. A palestra apresentará sua vida e obra, possibilitando aos participantes mergulharem mais profundamente no contexto histórico e na relevância de “O Pai” como um marco do teatro moderno.
A palestra faz parte da temporada 2023 do espetáculo que está em circulação no interior de São Paulo. Após a aclamada estreia em abril do ano passado, em São Paulo, esta versão de “O Pai” chega a outros seis municípios paulistas, graças ao apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, prêmio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A direção é de Regina Galdino. Em Sorocaba, será apresentado na sexta-feira (9/6), às 20h, com entrada gratuita. A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo para retirada do ingresso.
Do autor sueco August Strindberg, texto de 1887, “O Pai” permanece atual ao abordar questões relacionadas a gênero e poder, temas cada vez mais presentes nos debates contemporâneos. Na peça, pai e mãe protagonizam uma briga feroz pelo direito de educar a filha, a representação da geração futura. O alicerce social, fincado no exército, na ciência e na religião, é desestabilizado pela mãe, que lança mão de estratégias inescrupulosas para enfrentar o domínio paterno. “É uma história sobre a luta pelo poder e como eliminar o opositor usando mentiras”, afirma a diretora da montagem, Regina Galdino. (Foto: João Caldas)

O Pai, de August Strindberg
Temporada 2023 – Circulação Interior de São Paulo

Palestra sobre a obra de August Strindberg