19 de abril de 2024

Uniso Ciência: serviço gratuito de apoio a pequenos produtores rurais

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é reconhecida principalmente por suas atividades industriais, contudo, entre os 27 municípios que a compõem, há alguns em particular (como Piedade e Ibiúna, por exemplo), em que a agricultura familiar é uma atividade bastante presente, não só representando percentuais consideráveis de suas atividades econômicas, mas também o principal meio de subsistência para milhares de famílias. Nem sempre, no entanto, esses pequenos produtores têm acesso às técnicas mais atualizadas para a solução de problemas diários em suas culturas — seja no que diz respeito à ampliação da produtividade dessas culturas ou a aspectos ambientais, que jamais devem ser negligenciados. Essas questões estão sendo constantemente discutidas nas universidades, mas a transferência do conhecimento, da academia ao pequeno produtor, requer esforços especiais para estabelecer e manter abertos os canais de comunicação.
Uniso Crop Care Service, ou UCCS (em tradução livre, algo como Serviço de Apoio à Produção Agrícola da Uniso), é um desses esforços. O projeto foi idealizado em 2019 pelo professor doutor Lucas Mateus Rivero Rodrigues, como parte das atividades do curso de graduação em Engenharia Agronômica da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o objetivo de auxiliar produtores rurais da região de Sorocaba a tomar decisões acertadas no que diz respeito a pragas, doenças e plantas daninhas em suas plantações. Além de Rodrigues, o projeto conta também com o professor doutor Heitor Zochio Fischer, entomologista, que leciona nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica, e também 13 estudantes voluntários de vários cursos. A ideia, por meio de uma abordagem interdisciplinar, é priorizar não somente a qualidade do produto final mas também a preservação do solo, dos recursos hídricos e da biodiversidade, de modo a promover formas mais sustentáveis de cultivo, fundamentadas em princípios ecológicos — e não apenas em ações pontuais, como o uso de produtos fitossanitários químicos.

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.