21 de maio de 2024

Aluno de Jornalismo conquista terceiro lugar em prêmio nacional

O estudante de Jornalismo, Rafael Alves Sobrinho Filho, ficou em terceiro lugar na categoria “Jovem Talento” do Prêmio ABAG de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG-RP).
É a primeira vez que um estudante da Uniso ganha essa premiação, que teve 103 inscritos de todo o País. “Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos” é o título da reportagem produzida por Rafael, com a orientação da professora Mara Rovida Martini e publicada pela Agência Experimental de Jornalismo da Uniso (Focs – Uniso).
O texto teve como fontes, a coordenadora de Engenharia Agronômica, professora Patrícia Favoretto­­ Renci, e o professor Paulo José Sanchez, de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.

A premiação
O Prêmio da ABAG/RP, que leva o nome de um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, conforme divulgado pela entidade, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio, e para apresentar o setor aos futuros jornalistas, nos tradicionais ciclos de palestras com reconhecidas lideranças do setor, e visitas monitoradas (suspensas desde 2020 em razão da pandemia).
Para concorrer na modalidade Jovens Talentos, os estudantes participaram de um ciclo de palestras que os habilitou ao prêmio. A categoria tem onze finalistas e o evento de premiação anunciará os três primeiros colocados. Ao todo, a edição teve 103 trabalhos inscritos, sendo que na Categoria Profissional, os jornalistas concorreram nas modalidades: Revista Impressa, Jornal Impresso, Multiplataforma, TV e Grande Reportagem/Especial.

Confira aqui a reportagem completa:
Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos  – Focas (uniso.br)