20 de abril de 2024

Aluno de Jornalismo é finalista em premiação

Rafael Alves Sobrinho Filho, estudante do curso de Jornalismo, é finalista da edição 2022 do Prêmio ABAG de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG-RP). A cerimônia de encerramento do prêmio, quando haverá o anúncio das classificações e dos vencedores, ocorre nesta sexta-feira (25) na cidade de Ribeirão Preto/SP.
“Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos” é o título da reportagem produzida por Rafael, selecionada entre os finalistas na modalidade Jovens Talentos. A matéria foi publicada pela Agência Experimental de Jornalismo da Uniso (Focs – Uniso).
A produção do estudante foi elaborada a partir de uma declaração do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, sobre o risco de escassez de alimentos em 2023 devido ao desabastecimento de fertilizantes ocasionado pela guerra. A partir do questionamento sobre a importância dos fertilizantes para a produção de alimentos no Brasil, Rafael Sobrinho entrevistou docentes da Uniso e traçou o panorama sobre os possíveis impactos qu­­e podem afetar o mercado nacional, especificamente a produção e os preços dos alimentos.
Foram fontes da reportagem a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, professora Patrícia Favoretto­­ Renci, e o professor Paulo José Sanchez, que ministra a disciplina de Agronegócio para os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica. A matéria aborda o mercado de fertilizantes mundial e o cenário brasileiro cuja diversidade de solo já exige dos produtores rurais muita habilidade para lidar com a demanda de suplementação de nutrientes.

A premiação
O Prêmio da ABAG/RP, que leva o nome de um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, conforme divulgado pela entidade, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio, e para apresentar o setor aos futuros jornalistas, nos tradicionais ciclos de palestras com reconhecidas lideranças do setor, e visitas monitoradas (suspensas desde 2020 em razão da pandemia).
Para concorrer na modalidade Jovens Talentos, os estudantes participaram de um ciclo de palestras que os habilitou ao prêmio. A categoria tem onze finalistas e o evento de premiação anunciará os três primeiros colocados. Ao todo, a edição teve 103 trabalhos inscritos sendo que a Categoria Profissional os jornalistas concorreram nas Modalidades: Revista Impressa, Jornal Impresso, Multiplataforma, TV e Grande Reportagem/Especial.

Confira aqui a reportagem completa:
Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos  – Focas (uniso.br)

Agência Focs – Jornalismo Uniso