25 de abril de 2024

Usina de Energia Solar é inaugurada

Inaugurada nesta terça-feira (28/9), a Usina de Energia Solar está instalada ao lado da pedra fundamental da Cidade Universitária, conforme lembrou o professor Aldo Vannucchi, idealizador da Uniso, durante a cerimônia, o que comprova que a missão transformadora da Uniso vem sendo cumprida.
O Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, fez a abertura da inauguração realizada em uma das estações da Usina, a menor com 56 módulos que estão no nível do solo no estacionamento do Bloco E. Também participaram os professores Fernando de Sá Del Fiol, Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis; e José Martins de Oliveira Júnior, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação.
A primeira das plantas, composta por 364 módulos de placas solares, está localizada em uma área de 1.000 m² sobre o telhado do Apoio 4 — o prédio em que funciona a Clínica Universitária do curso de Odontologia.
O engenheiro Dawilson Menna Júnior, responsável pelas obras ao lado do engenheiro Wanderlei de Jesus Pegoretti, explicou o funcionamento da Usina que ao longo de uma semana de funcionamento serviu para acender todas as lâmpadas da Cidade Universitária internas por três dias. A meta é que novas placas sejam instaladas para atender todo o câmpus em até 5 anos.
Hoje, elas somam uma capacidade de cerca de 190MWh (megawatts-hora) por ano, gerando 132 kWp, o que equivale a uma economia anual de cerca de 10% em relação ao que consome o câmpus. Essa energia seria suficiente para manter em funcionamento 3.600 lâmpadas LED de 18W durante 8 horas diárias, 70 residências de 50 m2, 275 geladeiras do tipo frost-free durante 365 dias, ou 66 aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTUs ligados durante sete horas diárias também pelo período de um ano.
“A ideia é que, futuramente, toda a Universidade utilize energia de fontes renováveis próprias, minimizando e eventualmente até excluindo o uso de qualquer energia comprada externamente. Há uma razão financeira por trás disso, uma vez que existe uma necessidade premente de reduzir custos, mas há também uma mensagem institucional de orientação de todas as nossas ações para a sustentabilidade. É por isso, adicionalmente, que muitas das placas fotovoltaicas foram instaladas no nível do chão, para que possam ser utilizadas em aula e visitadas pelos estudantes, especialmente dos cursos de Engenharia”, afirma o professor Rogério Profeta, Reitor.

Com informações da Revista Uniso Ciência. Confira a reportagem completa: https://uniso.br/unisociencia/r7/energia-solar.pdf

Fotos: Fernando Rezende / Labcom-Uniso