21 de novembro de 2024
EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

“Seu Otavio” planta árvores pela Uniso

O funcionário Otavio Mira Dias, conhecido como “Seu Otávio”, tem muita história para compartilhar. Ele iniciou sua jornada na Uniso em 1998, como terceirizado, acompanhando a construção da Cidade Universitária. Ao se deparar com essa vasta área, começou a plantar árvores frutíferas e desde então nunca mais parou.
Seus primeiros plantios podem ser apreciados logo na entrada do câmpus, na área do Setor de Suprimentos: são três pés de manga rosa que foram plantados no ano da inauguração da Cidade Universitária e simbolizam o crescimento da Uniso. Essas árvores agora estão imponentes e carregadas de frutas. “Sinto-me em casa aqui, e é por isso que transformei este lugar em meu lar”, conta. 
Desde então, seu Otávio espalhou sua paixão pelo plantio de árvores em vários cantos da Uniso, e a contagem delas se perde em sua memória. Mesmo com restrição médica, ele deu um jeito de continuar sua missão, plantando as mudas com a ajuda de outros funcionários. Ele cultivou cinco pés de abacate atrás do Bloco D, dois outros no estacionamento dos professores, um de atemoia no Apoio 3 e inúmeras outras árvores, como lichia, acerola, seriguela, uva japonesa, goiaba, ameixa…
No Bloco E, onde algumas espécies de vegetais recentemente foram plantadas, ele também deu sua contribuição. Além disso, os funcionários são presenteados com mudas, desde sempre. “Se fosse possível, transformaria a Uniso em um verdadeiro pomar.” 
Mas seu Otávio não fez somente da Uniso um ambiente frutífero. Além de sua casa, contribuiu com a praça São Guilherme, onde as pessoas podem desfrutar da sombra das árvores que ele plantou. Ele expressa sua satisfação ao observar as pessoas sentadas e aproveitando esse ambiente. 
Ao encerrar a entrevista, ele deixa uma mensagem. “É triste acompanhar o desmatamento na Amazônia. Portanto, a minha dica é: plantem árvores de diversas espécies. O mundo precisa disso. ”