19 de maio de 2024

Roda de conversa amplifica vozes e fortalece o diálogo no Mês da Consciência Negra

No âmbito das atividades programadas para celebrar o Mês da Consciência Negra, o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Uniso promoveu uma roda de conversa na última terça-feira (14/11), no espaço Arena na Biblioteca da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”. O evento teve como propósito central a discussão sobre o papel fundamental e o protagonismo das mulheres pretas em diversas esferas culturais e educacionais.
A mesa de diálogo contou com a participação de figuras inspiradoras, entre elas Paula Sinapse e Gabriela Ker, representantes do Fórum de Hip Hop de Sorocaba. As professoras Suelen Cristina Marcelino de Campos, doutoranda na USP, e Gleice Sales Rodrigues, ex-aluna embaixadora do curso de História na Uniso, também contribuíram para a conversa, com suas experiências e reflexões.
Dentre os temas debatidos, destacaram-se a representatividade das mulheres negras em campos culturais, notadamente no universo do hip hop, cujo público majoritário é tradicionalmente masculino. A discussão também abordou a essencialidade de proporcionar voz e visibilidade às mulheres negras em ambientes periféricos.
As professoras Suelen e Gleice trouxeram à tona questões cruciais, explorando os desafios enfrentados por professoras negras, como o racismo e a incompreensão gerada pela sua presença em ambientes educacionais. Além disso, destacaram a importância vital do ensino da história negra nas escolas, incentivando a inclusão desses conteúdos nos livros didáticos para promover uma compreensão mais abrangente e precisa da narrativa histórica brasileira.
Essa troca de ideias não apenas iluminou aspectos do cotidiano dessas mulheres, mas também ampliou a compreensão sobre a contribuição fundamental das mulheres pretas na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A roda de conversa se revelou como um espaço valioso para promover reflexões e inspirar ações concretas em prol da equidade e reconhecimento.

Texto e fotos: Lucas Silva para a Agência Focs – Jornalismo/Uniso