19 de maio de 2024
EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

Santuário celebra missa comemorativa

No dia 12 de outubro, será celebrada uma missa de ação de graças pelos 60 anos da Fundação Dom Aguirre (FDA) e de suas mantidas, 29 anos da Uniso e 39 anos do Colégio Dom. A missa terá início às 12h, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecidinha. Professores, funcionários, estudantes e todos os seus familiares estão convidados.

Sobre a FDA e suas mantidas
A Fundação Dom Aguirre (FDA) é uma entidade educacional de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, dedicada a apoiar o desenvolvimento social, educacional e cultural de Sorocaba e região, objetivando a formação do cidadão e ao bem-estar da comunidade.
Sua origem remonta a 1963, quando um grupo de sorocabanos, movido pela missão de sustentar a então Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (FAFI), que já funcionava há quase uma década, fundou a FDA. Dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo diocesano de Sorocaba, surge como figura central nesse processo, consentindo em dar seu nome à Fundação, apesar da resistência inicial.
Desde então, a trajetória da Fundação Dom Aguirre é marcada por um constante crescimento e contribuição para a comunidade de Sorocaba e região. Em 1967, criou-se uma nova unidade, a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Sorocaba (FACCAS). Depois surgiram o Colégio Dom e a Universidade de Sorocaba (Uniso).
O Colégio Dom se dedica à educação escolar de crianças e jovens, para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.
A Uniso é hoje referência no Ensino Superior, com nota máxima do MEC, com produção em pesquisa científica consolidada e presença ativa na comunidade, por meio de seus projetos de extensão.
Além do Colégio Dom e a Universidade de Sorocaba, o Instituto de Ciência e Tecnologia, o Uniso Tech, criado em 2021, é mais uma instituição que passou a fazer parte da história da Fundação Dom Aguirre.
Junto a suas mantidas, a FDA está certificada como entidade beneficente de assistência social, portadora do Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS Educação.