19 de maio de 2024
EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

“My box” auxilia a renda e incentiva 40 empreendedores

Quem visita a Biblioteca “Aluísio de Almeida”, na Cidade Universitária, encontra logo na entrada jovens vendendo produtos e apresentando suas criações, que vão desde soluções em tecnologia e sustentabilidade até gêneros alimentícios como trufas e bolos, passando por itens de decoração e moda. Essa iniciativa faz parte da proposta da própria Uniso de incentivar o empreendedorismo entre os alunos, abrindo oportunidades no mercado e proporcionando experiências práticas que resultem na melhoria da renda e direcionamento da carreira.

O Programa de Incentivo ao Empr­­eendedorismo, batizado de “My Box”, foi criado por meio do Parque Tecnológico da Universidade (Uniso Tech), com o objetivo de estimular os alunos a ter o próprio negócio, entendendo que, para isso, seria preciso facilitar o início das atividades. Para dar este “empurrãozinho”, o programa passou a conceder espaço físico para oferecerem seus produtos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) é parceiro importante, oferecendo formação e orientação aos participantes.
Sendo assim, pelo Programa, cada inscrito usufrui do seu espaço, composto por uma bancada de madeira numerada, e lá expõe os materiais à venda. Diante disso, veio a ideia do nome “My Box”, que em tradução livre significa “minha caixa”, fazendo referência à mesa cedida aos universitários.
Essa ação, que iniciou em 2021, reúne atualmente cerca de 40 alunos de todas as áreas contempladas pelos cursos da Uniso, como Comunicação, Saúde, Ciências Exatas e outras. Alternando entre o turno da manhã ou noite e no intervalo das aulas, os alunos, ex-alunos e até seus familiares têm a autorização para comercializar o produto ou serviço que produzem.
Segundo o responsável pelo Uniso Tech, Marcelo Silvani, professor no curso de Design na Uniso, “percebemos que existia uma oportunidade de negócios entre os alunos, e isso é a base de um processo, em que o “My Box” é o primeiro estágio empreendedor. O aluno vai se inscrever, comercializar, e todo mês ele tem uma formação empreendedora, dentro um pacote oferecido pelo Sebrae-SP, e ele deve cumprir com essa formação. A nossa linha é levá-lo a ser um microempreendedor oficial, até para ter os benefícios de ser um microempresário e posteriormente abrir uma microempresa”, acrescentou.

No mesmo prédio da Biblioteca funciona um escritório do Sebrae Aqui, que visa dar o suporte à comunidade acadêmica interessada no empreendedorismo. Já foram atendidos alunos que não tinham um negócio formal e desde o “My Box”, participaram dos cursos oferecidos pelo Sebrae, desenvolveram habilidades e puderam formalizar sua iniciativa. Pessoas que nunca tinham vendido nada e precisavam fazer uma renda extra viram a oportunidade e entraram no programa.
Estandes de doces, lanches naturais, bolos e brownies compõem o gênero alimentício oferecido pelo programa, além de contar com a venda de artesanatos, canecas personalizadas de porcelana, confecção de bags, cristais e comercialização de artigos de beleza como bandanas, faixas e cremes para cabelo e outros acessórios feitos sob encomenda. É o caso da aluna do sétimo período de Fisioterapia, Nayane Rodrigues, 24 anos, que vende cosméticos e acessórios para cabelo. A estudante expandiu os negócios e hoje oferece, além dos produtos, alguns serviços sob encomenda.
Nayane revela ter visto no “My Box” uma oportunidade de oferecer os produtos e ampliar vendas. “Comecei a querer investir em algo mais. Queria trazer fronhas e toucas de cetim, então comecei a pegar por encomenda. Hoje eu mesma produzo esses materiais e até faço faixas para cabelo. O objetivo é atender todos os tipos de cabelos”, explicou a aluna.
Assim também aconteceu com a ex-aluna formada em Publicidade e Propaganda pela Uniso, Ana Flávia Costa, 23 anos, que trabalha como MEI (Microempreendedor Individual) e tem uma loja com a família no segmento de presentes criativos e fotoprodutos. A empreendedora está no “My Box” há um ano e meio e conta o motivo de ter escolhido o programa: “Observei que poderia transformar meus produtos em artigos à pronta entrega, pois antes eram somente feitos sob encomenda. Eu não tinha ideia de como levar aquilo para uma feirinha, então esse projeto foi muito importante para impulsionar minha loja”, comenta.
Mediante autorização prévia, os interessados em participar do Programa “My Box” podem comparecer ao polo do Sebrae Aqui, localizado no segundo andar do prédio da Biblioteca, e realizar o cadastro. Vale ressaltar que o cumprimento do curso de formação, parte do pacote oferecido pelo Sebrae Aqui, é um dos requisitos básicos e consiste em certificação mensal aos empreendedores participantes.

Texto: Laura Briguenti (Agência Focs/Jornalismo Uniso)