29 de abril de 2024

Edição Sustentabilidade do Uniso Experience fica marcado pela conscientização

A terceira edição do Uniso Experience aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio. Dessa vez, o evento foi realizado sob o tema “Sustentabilidade” e contou com diversas palestras e estandes na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”.
Os cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas se reuniram para execução do evento, que contou com a organização da agência Zoomfoccus e apoio de empresas e ONGs. Todos reunidos com o objetivo de dar visibilidade e incentivar boas práticas sustentáveis.
Os principais painéis do evento foram mediados pelo jornalista Douglas Valle e contaram com um tema em destaque. No primeiro dia, quarta-feira (17), a temática foi “Fontes de energias renováveis”, contando com a presença dos palestrantes: Luiz Henrique Terhorst, Juliano Garcia Campos, Wanderson Violardi e o professor Alcir Lisboa.
Na quinta-feira (18), sob o tema “ESG Regional”, foram realizadas as palestras de Luiz Henrique Terhorst, Josué Graton, Michele Farah e Luma Peliky. Os painéis foram finalizados na sexta-feira (19), por Malu Ribeiro, Viviane Rodrigues, Aline Borrilho Carvalho, Simone Mendes Eurin, João Carlos Nagamura e Lucinda Ferreira, discutindo o assunto “Preservação e Ativismo”.
O Uniso Experience também contou com os “Shorts Talks”, palestras de 20 minutos. No total foram 12 discussões com temas diversos, entre eles: “Tabaco e Meio Ambiente”, “Coleta Seletiva”, “Movimento Escoteiro e Voluntariado”, “Design Sustentável”, “Olhares Indígenas sobre a sustentabilidade e as relações com o meio ambiente” e “A represa de Itupararanga”.
Os estandes do evento buscaram interagir com os visitantes, mostrando que é possível reutilizar tecidos e bitucas de cigarro, incentivando o uso de bicicletas e motos elétricas para a locomoção, além de apresentar vantagens de opções sustentáveis de alguns produtos, como é o caso dos tijolos ecológicos.
O sábado (20) trouxe novidades na programação. Por acontecer no período da manhã, foram realizadas atividades como observação de árvores, passeio de bicicleta, trilha ecológica, oficinas de horta em casa e produção e plantio de mudas.
O professor Renan Angrizani, Coordenador de Engenharia Ambiental, ressalta que a medidas de sustentabilidade começam no particular: “Pensar em ser mais sustentável é uma atitude, uma decisão que começa em casa, começa também nas cidades. Então nós podemos ser sim, agentes de mudança”. Angrizani finaliza dizendo que é exatamente esse o objetivo que é buscado com esses e outros eventos na universidade.

Confira a cobertura completa do evento: https://www.instagram.com/unisoexperience/

Por Nícolas Borba – Agência Focs – Jornalismo Uniso
Fotos: Agência Focs – Jornalismo Uniso