Uniso Ciência terá nova edição no domingo

Neste domingo (29/1), será publicada a primeira edição de 2023 do jornal Uniso Ciência, nas versões impressa e online do Cruzeiro do Sul, que traz três reportagens especiais na temática Museologia.
A primeira delas aborda o projeto de renovação e curadoria do acervo arqueológico do Museu Histórico Sorocabano, que teve a participação da aluna do curso de História da Uniso, Larissa Girardi Losada. “Nossa ideia era propor um projeto para que o acervo do museu recebesse tratamento técnico, e para que fosse criado um ambiente propício para pesquisadores que viessem a estudar esses artefatos no futuro”, explica.
O papel dos museus, desde o surgimento das primeiras coleções, e sua contribuição para a produção de conhecimento sobre temas com relevância atual, é o tema da segunda reportagem. Quem fala sobre o assunto é a pesquisadora Maria Isabel Landim, curadora da coleção museográfica do Museu de Zoologia da USP.
Por fim, o jornal apresenta o Museu da Biodiversidade da Uniso, que disponibiliza coleções de animais taxidermizados e de plantas, representativos da fauna e flora brasileira, e que está aberto à visitação. A ideia, inclusive, é que esse acervo esteja cada vez mais acessível, não apenas restrito ao espaço físico dedicado ao museu, mas em exposições itinerantes pelas áreas comuns do próprio câmpus da Uniso, além de oficinas educativas externas.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, esse canal online no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Science@unisomosA publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres.
O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, para que tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum possam compreender o conteúdo. Conheça o projeto: https://uniso.br/home/projeto-uniso-ciencia.