27 de abril de 2024
EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

Projeto social forma jovens em cursos profissionalizantes

Resultado da parceria Uniso e Rotary Sorocaba, projeto social de capacitação profissional formou jovens em cursos que garantiram a inserção deles em vagas de trabalho.
O curso de Estética e Cosmética conduziu o curso de assistente de cabelereiro, oferecido em oito encontros semanais a dez jovens no Laboratório de Estética e Cosmética, no segundo semestre de 2022. As aulas abordaram técnicas de lavatório, escova, chapinha, babyliss e finalização, entre outras informações teóricas que envolvem a atividade.
Ao final da formação, foram oferecidas vagas de estágio em um salão de cabelereiro às participantes, que também podem atuar em clínicas e spas. O curso foi ministrado pela professora Célia Marisa de Oliveira Ramos, com o auxílio de estudantes de Estética, que aproveitaram as aulas para praticar o conhecimento na área.
Outro grupo de 15 jovens se formou no curso de Iniciação Básica em Gastronomia, oferecido pelo curso de Gastronomia, no primeiro semestre de 2022. Eles participaram de dez encontros promovidos pelo curso de Gastronomia, no Laboratório Pedagógico de Cozinha e no Laboratório de Confeitaria e Panificação.
Os participantes aprenderam habilidades básicas em cozinha, confeitaria e panificação, técnicas de conservas, aproveitamento integral de alimentos e um pouco de cozinha brasileira. As aulas foram ministradas pelo Coordenador de Gastronomia, professor Carlos Alberto Martins, também com o auxílio dos alunos da Uniso. Parte dos jovens foram contratados por empresas da área.
Os cursos foram encerrados com evento para entrega de certificado, que contou com familiares e amigos dos formandos, além de representantes da Uniso e do Rotary.
A realização é do Rotary Club de Sorocaba (Novos Tempos, Granja Olga e Distrito 4620 – Tropeiros), em parceria com a Uniso, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. A coordenação é da professora Silvana Maria Gabaldo Xavier.

Fotos: Assecoms/Uniso