30 de abril de 2024

Projeto Integrador alinha aprendizado e prática

Estudantes expuseram aos visitantes e à comunidade acadêmica a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. O resultado foi uma série de atrações celebrando o perfil comunitário e a vocação para a extensão da Uniso.

Texto: Beatriz Jarins (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

A Uniso abriu as portas no dia 3 de dezembro para apresentar à comunidade em geral a segunda edição dos Projetos Integradores desenvolvidos por todos os cursos. Segundo a organização, cerca de cinco mil pessoas percorreram salas, auditórios, laboratórios, estúdios e espaços abertos da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” para prestigiar as produções dos estudantes.
O Projeto Integrador entrou para a matriz curricular da Uniso neste ano de 2022. É uma forma de estimular a aplicação prática do aprendizado no próprio ambiente acadêmico. O evento contou com uma estrutura personalizada para receber o público, atrações culturais e esportivas, DJs, food trucks, espaço kids e a presença da mascote da Atlética Araras.
Os estudantes de todos os cursos trabalharam em equipes, com a supervisão do corpo docente ao longo do semestre para aplicar os conhecimentos em ações práticas e de pesquisa. O resultado gerou a integração entre cursos e também com parceiros externos, como empresas e organizações do terceiro setor, contemplando o perfil comunitário e a extensão universitária da Uniso.
Pela manhã, os alunos puderam demonstrar e oferecer aos visitantes as suas produções. Como exemplo, o curso de Jogos Digitais, coordenado pela professora Thífani Postali, ofereceu um playtest no Game Lab. Ali, todos puderam brincar com jogos desenvolvidos pelos próprios alunos, com temática de sustentabilidade.
As alunas de Estética e Cosmética mostraram sua arte de outra maneira. Realizaram um desfile, que passou por cada década, a partir dos anos 1930. Após pesquisa e produção, as modelos desfilaram exibindo o preparo de figurinos, penteados e maquiagens. As performances foram prestigiadas por convidados e familiares. O encerramento foi com um grupo que dublou e dançou relembrando o sucesso das Paquitas, nos anos 1990.
Um grupo de alunas de Publicidade e Propaganda apresentaram o Projeto Nosso Fluxo e a abordagem da comunicação com o objetivo de descomplicar o ciclo menstrual. Apresentado no sábado, o trabalho continua ativo no Instagram e no Tiktok (@projeto.nossofluxo) tratando de temas como coletor menstrual e seus benefícios para as mulheres e para o meio ambiente, além de esclarecer dúvidas das seguidoras.

Podcasts do Jornalismo
O Coordenador do curso de Jornalismo, professor Fernando Negrão Duarte, considerou que o evento foi muito positivo. “O Projeto Integrador foi muito importante, uma vez que o tema trabalhado pelos alunos foi a pesquisa”.
Os alunos apresentaram podcasts produzidos no Laboratório de Rádio. Divididos em grupos, desenvolveram pesquisas sobre assuntos de interesse público. Um exemplo citado por Fernando Negrão foi o trabalho com referência ao consumo de músicas pelos universitários no mundo, com informações obtidas também no ambiente da Uniso e que devem inspirar mais trabalhos em breve.

Crianças se divertiram
E para a criançada presente no evento, o curso de Fonoaudiologia realizou atividades lúdicas e interativas com temática circense. Os alunos trabalharam a parte linguística, com fonemas, letras, sílabas, rimas e leitura. Também não faltaram as brincadeiras clássicas, como pescaria, arremesso de bolas na boca do palhaço e outros, para estimular a parte sensorial dos pimpolhos.

Design e impacto social
No Laboratório de Inovação e Design (LID) foi montado um evento com atrações culturais e o resultado de mais semestre de uma longa parceria do curso de Design com o Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba. O Momunes é uma organização declarada de utilidade pública que atua com crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social em Sorocaba, mantendo, entre outras atividades, cursos para capacitação e geração de renda e casas de acolhimento para mulheres, crianças e jovens, além de unidades de educação infantil.
O professor Marcelo Silvani explica que o Projeto Integrador “Olhares” gerou resultados além do previsto e uma diversidade de experiências práticas no campo pessoal e coletivo. “Entrou no campo do impacto social e extrapolou as expectativas em todos os aspectos considerando a proposta de um projeto que envolve aprendizado e prática”, acentuou.
No processo, os alunos de Design, a entidade e convidados começaram debatendo temáticas relacionadas à presença, à imagem e aos desafios da comunidade preta na sociedade para direcionar os trabalhos quanto a abordagens, linguagens e ações.
Na parte prática, o grupo ficou dividido nas áreas de criação e design, produção, comunicação e evento. Também houve parceria com a Tecelagem Alpina, de Votorantim, e o envolvimento da oficina de serigrafia instalada na própria Uniso com o trabalho feito pelos próprios alunos e a meta de produzir variedade e quantidade de produtos para colaborar com o Momunes no custeio de vidros para a nova sede.
Silvani destaca que idealização, desenvolvimento, produção e planejamento de todas as etapas do projeto tiveram como protagonistas os próprios alunos. No sábado, eles expuseram e venderam diferentes criações dentro da proposta multicultural como bolsas, aventais, botons e itens de papelaria. A animação do espaço foi garantida também pelo Momunes e voluntários com grupos de dança e de capoeira, roda de samba e o Coral das Mulheres Negras. Superando as expectativas, dentro do próprio evento as vendas geraram R$ 4.313,00 já entregue ao Momunes. Os demais produtos disponíveis continuarão sendo vendidos pela entidade em eventos.

Confira as fotos do evento: https://uniso.br/home/projeto-integrador-segundo-semestre-2022-2