18 de maio de 2024

Debate e exposição sobre consciência negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo (20/11), será lembrado com exposição e mesa-redonda na Uniso.

Nubab: 43 anos
O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Uniso (Nucab) realizará a mesa-redonda “Consciência e Democracia” em comemoração aos seus 43 anos.
O evento acontecerá em dois momentos. Na próxima segunda-feira (21/11), no Salão Nobre “Professor Aldo Vannucchi” do Câmpus Trujillo, e na quinta-feira (24/11), no Auditório C da Cidade Universitária, ambos das 19h às 22h40. A entrada é aberta a todos os interessados.

Exposição na Biblioteca
Até 2 de dezembro, a Biblioteca “Aluísio de Almeida” promoverá a exposição “Consciência Negra” na Cidade Universitária, que está organizada por todos os andares.
No sexto piso, onde está instalado o Núcleo de Cultura Afro Brasileira da Uniso (Nucab), é possível conhecer as obras do seu acervo. Os demais espaços apresentam o acervo da Biblioteca relacionado ao tema, como dissertações e teses defendidas na Uniso, livros que enfatizam trajetórias, vozes e imagens, discos e imagens, além de reproduções de 37 obras do viajante alemão Johann Moritz Rugendas e do viajante francês Jean Baptiste Debret, que retratam a chegada, o trabalho, os castigos e aspectos da vida cotidiana dos escravos e escravas no Brasil.