EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

Novos Laboratórios no Núcleo de Estudos Ambientais

O Laboratório de Ecologia e o Laboratório de Inovação na Educação são os novos espaços da Uniso, instalados no Núcleo de Estudos Ambientais (Neas), para o desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e atividades acadêmicas, especialmente dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.
O Laboratório de Ecologia dispõe de equipamentos adquiridos por meio de projeto de pesquisa temático aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de cerca de 2 milhões, sob a coordenação da USP, que estuda padrões e processos ecológicos da fauna em paisagens agrícolas. Um dos objetivos é aprimorar os métodos para o monitoramento dos animais.
A Uniso, por meio do curso de Ciências Biológicas, foi convidada para realizar um dos subprojetos, que consiste em analisar a dieta dos mamíferos a partir da triagem das fezes, o que permite identificar aspectos como dieta e contribuição das culturas agrícolas na dieta dos animais.
O novo laboratório contempla mais um projeto, também em parceria com a USP, para atender a uma empresa privada. O objetivo é verificar o impacto do plantio de soja e milho em população de roedores.
Conforme explica o professor Thiago Simon Marques, responsável pelos novos espaços e pelas pesquisas, o Laboratório de Ecologia visa promover estudos para a compreensão da biodiversidade em diversas escalas (micro e macro) para fomentar o uso sustentável dos recursos naturais. Vários estudantes estão envolvidos nas atividades.
O Laboratório de Inovação na Educação, por sua vez, visa aplicar práticas educacionais inovadoras na promoção da educação ambiental. Um dos projetos é o desenvolvimento de jogos de tabuleiro ligados à sustentabilidade, reaproveitando os resíduos do Sthemda Lab.
Os dois ambientes estão integrados, com o objetivo de trabalhar de maneira interdisciplinar meio ambiente e educação. “A Uniso ganha mais uma linha de pesquisa que, além de possibilitar a formação integral de seus estudantes, favorece esse segmento ambiental que vem sendo defendido pela Universidade”, comenta o professor Thiago.
Um evento oficializou o início dos laboratórios, no dia 12 de abril, com a presença do Reitor e dos Pró-Reitores, dos professores e alunos pesquisadores. O Núcleo de Estudos Ambientais (Neas), que abriga os novos espaços, funciona na Cidade Universitária.

Fotos: Assessoria de Comunicação/Uniso