EspecialÚltimas Notícias

TEDxUniso abordará sustentabilidade

Evento será transmitido pelo YouTube em 9 de dezembro, a partir das 19h; a sustentabilidade é uma das principais bandeiras contemporâneas da Universidade

A Universidade de Sorocaba (Uniso) será uma das instituições a realizar palestras ainda em 2021 como parte da iniciativa TEDx Countdown, um esforço global pela sustentabilidade. O evento é um desdobramento das famosas conferências TED, palestras curtas e potentes que existem desde 1984 e são bastante reconhecidas na internet, sob o slogan “Ideas worth spreading”, ou, em português, “ideias que merecem ser espalhadas”.
A iniciativa Countdown, especificamente, tem como objetivo acelerar soluções para a crise climática, transformando ideias em ações. Ela está, portanto, bastante alinhada à bandeira da sustentabilidade, que vem sendo um dos pilares da gestão da Uniso. O evento, organizado de forma independente pela Universidade, poderá ser acompanhado em 9 de dezembro de 2021, quinta-feira, a partir das 19h, por meio do link https://www.youtube.com/TEDxUniso.
Segundo o organizador do evento, professor doutor Thiago Simon Marques, esta é a segunda edição do TEDxUNISO e a primeira sob a licença Countdown. A ideia é levar os seus espectadores pelos caminhos tortuosos da sustentabilidade, considerando abordagens oriundas das mais diversas áreas do conhecimento sobre cinco eixos principais: energia, transporte, materiais, alimentos e natureza. “Teremos a oportunidade de explorar novas ideias, vislumbradas por pessoas apaixonadas pelo que fazem e que são capazes de gerar grande impacto na nossa sociedade”, ele promete.
Pela primeira vez, a organização integrou a Graduação (por meio dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da Uniso) e a Pós-Graduação (com o mestrado e o doutorado em Processos Tecnológicos e Ambientais da Instituição). Também está envolvido no evento o UnisoTech, o parque tecnológico da Uniso, inaugurado em setembro de 2021.

ENTENDENDO A PREMÊNCIA DA TEMÁTICA
O TEDxUNISO Countdown 2021 está agendado para acontecer logo após o encerramento de uma das reuniões mais importantes e cruciais para o planeta Terra quando o assunto é sustentabilidade: a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (ou COP26, por ser a 26ª de uma série de conferências). O encontro foi encerrado em 12 de novembro.
A COP26 cobrou uma série de promessas feitas no passado, que, em grande parte, não foram cumpridas. No Rio de Janeiro, em 1992, no famoso encontro que ficou conhecido como Rio-92, ou Cúpula da Terra, diversas nações concordaram em estabilizar as emissões de gases intensificadores do efeito estufa. Em 1997, foi elaborado o Protocolo de Quioto, que definiu qual o limite de emissões que os países desenvolvidos deveriam alcançar até 2012. Na sequência, em 2015, veio o Acordo de Paris, que fixou a meta de limitar o aquecimento global a menos de 2° C (o ideal seria menos de 1,5° C). De acordo com a ONU, a COP26 representou a última chance real de tornar essa perspectiva uma realidade.

TED
O TED é uma organização sem fins lucrativos, com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas, que começou em 1984 e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo por meio de iniciativas diversas. No TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas, em até 18 minutos. Muitas TED talks são disponibilizadas gratuitamente no site https://www.ted.com/.

PARA LER MAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA UNISO:

Desenvolvimento sustentável: Como a Uniso transformou uma pastagem infértil num refúgio para a biodiversidade

Uniso passa a fazer parte de rede internacional de universidades orientadas para a sustentabilidade

Com duas plantas fotovoltaicas, Uniso dá o primeiro passo rumo à autossuficiência energética

RAFAEL FILHO (AGÊNCIA FOCS / JORNALISMO UNISO)