16 de outubro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso instala caixas para preservação de abelhas

Que a Cidade Universitária é um câmpus diverso todo mundo já sabe. Seriemas, tucanos, quatis e outras espécies dividem o espaço com os estudantes. Depois da faixa verde criada no câmpus para a circulação de quatis, recentemente foram instaladas caixas vermelhas e amarelas. Mas para que servem?
Trata-se de colmeias construídas para preservar as abelhas-sem-ferrão (ASF), nativas do Brasil, que estão em processo de extinção devido ao uso inadequado de produtos fitossanitários, além do manejo inadequado. Atrás do Bloco F, há uma caixa vermelha de abelhas Mirim-preguiça (Friesella) e uma caixa amarela de abelhas Iraí (Nannotrigona). Entre os Blocos C e D, a caixa sem cor abriga as Jataí (Tetragonisca angustula) e a caixa vermelha, as Mirim-Preguiça (Friesella). 
“As abelhas possuem um ferrão atrofiado, são dóceis e de fácil manejo além de ajudarem a polinizar as plantas”, explica o professor Heitor Zochio Fischer, responsável pela instalação. Ele também comenta que elas produzem pouca quantidade de mel, que no mercado tem um alto valor comercial. Na Uniso, não haverá comercialização. 
Para quem não sabe, as abelhas têm papel fundamental na biodiversidade. Elas são responsáveis pela polinização de boa parte das plantas, incluindo as produtoras de alimentos, além de produzirem mel para alimentação, desenvolvimento de medicamentos e outras finalidades. 
Esse projeto da Uniso nasceu com o trabalho de conclusão de curso sobre abelhas, desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Gledson de Jesus Coelho, formado pela Uniso, que doou caixas e abelhas para o Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso (NEAS). Inclusive, no NEAS, está sendo criado um jardim com lavandas, girassóis e outras flores com o objetivo de alimentar e preservar as abelhas.
Essa iniciativa faz parte das atividades do projeto “Uniso Crop Care Service”, em que os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica promovem ações de sustentabilidade. Práticas ambientais como essa também integram o Green Academy, o programa de sustentabilidade da Uniso.

Conheça o Uniso Crop Care Service, projeto dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica: https://linktr.ee/Uniso_Crop_Care_Service

Conheça o Green Academy, programa de sustentabilidade da Uniso: http://uniso.br/home/sustentabilidade