28 de abril de 2024

Estudante é medalhista de ouro

Pela primeira vez, a Uniso foi representada nas Paralimpíadas Universitárias, realizadas em 17 e 18 de setembro no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. E, logo de cara, a Universidade ocupou duas posições no pódio, ambas representadas pela mesma atleta, Luísa Ferrazzi, 19, estudante de Jornalismo.
Luísa tem paralisia cerebral e, atualmente, está no 4º semestre da graduação. Ela trouxe para casa um ouro na modalidade corrida com petra — que é um tipo de bicicleta adaptada — e, como se não bastasse, um bronze no arremesso de peso. O evento, que reúne estudantes com algum tipo de deficiência (física, visual ou intelectual) de todo o Brasil, contou com mais de 350 atletas inscritos, representando cerca de 180 instituições de Ensino Superior, em sete modalidades diferentes.
“Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida”, ela conta. “Jamais imaginei que, com somente um ano de treinamento, eu já estaria numa competição, e muito menos que ganharia duas medalhas.” O treinamento começou no ano passado, em plena pandemia, por incentivo de uma amiga. Até então, a estudante já tinha o hábito de acompanhar eventos esportivos, mas ainda das arquibancadas.
“Há exatamente um ano, quando comecei a praticar, eu não conseguia sair do lugar, porque a bicicleta depende de um determinado movimento com a ponta dos pés, e eu não tinha esse movimento. Em um ano eu consegui e, logo de cara, trouxe duas medalhas. Foi muito emocionante; durante a competição eu olhava para trás e não acreditava, porque as meninas que competiam comigo estavam muito longe. Até que uma amiga disse ‘Lu, acabou!’. Eu estava em transe, não acreditava que tinha terminado na primeira posição”, relembra.
“O que eu sinto é que posso abrir portas para outras pessoas com deficiências”, ela conclui, confiante. A modalidade em que Luísa ganhou o ouro, a corrida com petra, será adotada nas Paralimpíadas a partir da próxima edição, em 2024, a ser realizada em Paris.

Texto: Nicole Annunciato e Rodrigo Andrade (Agência FOCS / Jornalismo Uniso)
Fotos: Eunice Lima (arquivo pessoal)