EAD Uniso, uma vivência além do online
Com 12 cursos em diferentes áreas do conhecimento, e mais de 20 anos de experiência na modalidade Educação a Distância (EAD), a Uniso Virtual oferece as melhores opções para que os estudantes possam ajustar os estudos de acordo com sua rotina.
Um bom exemplo disso é o caso da aluna Mariana Nascimento. Mineira da cidade de Belo Horizonte, Mariana atualmente mora na capital de São Paulo e cursa o bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial na Uniso. “A distância pesou bastante. O EAD foi a forma que encontrei de estudar em uma universidade bem conceituada sem abrir mão da qualidade. Quando conheci a grade curricular da Uniso, tive certeza de que era possível ter uma formação consistente mesmo a distância”, relata.
Mariana, que concluiu o terceiro semestre do curso em dezembro de 2025 conta que escolheu o curso com bastante cuidado, principalmente por causa da grade curricular, que é bem atual e alinhada com o que o mercado pede hoje, além de conversar com o que ela busca para essa nova fase de sua carreira.

Rotina de estudos
Assim como nas outras modalidades de ensino, ter uma rotina de estudos é algo importante no percurso formativo de todo estudante EAD. Mariana comenta que sua rotina é bem organizada. Ela separa um tempo para ler aos conteúdos, revisar as matérias e tentar colocar tudo em prática, principalmente as atividades que envolvem a programação e a análise de dados. “Atualmente também sou representante de turma, então estou frequentemente em contato com alguns professores e alunos, ajudando a resolver dúvidas e levando sugestões. Mesmo minha área de trabalho sendo diferente da área em que estou me formando, ela acaba se relacionando com o que estudo, o que me permite aplicar alguns conceitos no dia a dia.
Utilização dos espaços do câmpus
Os cursos da Uniso na modalidade EAD são oferecidos em um ambiente virtual de aprendizagem e contam com material didático multimidiático composto por capítulos de livros, com linguagem adaptada a essa modalidade de ensino, vídeos, exercícios de fixação, desafios e muito mais.
Mesmo na modalidade EAD, os alunos da Universidade de Sorocaba (Uniso) podem utilizar todas as estruturas físicas da Cidade Universitária.
Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CDI) e Gestão da Produção Industrial (GPI) incluem atividades práticas presenciais na Cidade Universitária, proporcionando aos estudantes experiências aplicadas e vivência profissional em laboratório.
Mariana relata que mesmo sendo aluna EAD, percebe que a Uniso incentiva bastante essa aproximação com os espaços que estão além do ambiente virtual. “A estrutura é muito boa, com laboratórios, biblioteca, salas bem equipadas e até academia disponível para os alunos, independente se você cursa presencial ou EAD”.
Para ela, isso agrega bastante, principalmente em um curso da área de tecnologia, e também facilita o contato com professores, colegas e a troca de experiências. “E o apoio da equipe responsável pelo EAD Uniso reforça que existe o interesse da Universidade em manter esta aproximação”, complementa.
A aluna comenta também que o câmpus por si só chama atenção, pois a Universidade fica em uma área bem arborizada, com uma vista muito bonita e um clima tranquilo, que passa uma sensação de paz. “Para quem precisa ir até a UNISO sem abrir mão de estar com a família, é um lugar agradável até para um passeio, o que torna a experiência presencial ainda mais positiva”, pontua.
ATIVIDADES ALÉM DAS TELAS
Todos os cursos da Uniso virtual oferecem, em sua matriz curricular, carga horária dedicada às atividades de extensão, integrando teoria e prática para promover impacto social e acadêmico.
Assim como outros alunos dos cursos EAD da Uniso, Mariana desenvolveu um projeto de extensão em grupo, no seu caso, voltado para o Reconhecimento de Padrões. “O desafio foi criar um sistema para clínicas veterinárias e pet shops, com foco em facilitar rotinas como cadastro de clientes, pets e organização de atendimentos”, conta.
De acordo com a aluna, o grupo contou com quatro integrantes e a experiência foi bem positiva, apesar de alguns entraves. “Conseguimos aplicar na prática conteúdos vistos ao longo do curso e trabalhar de forma próxima, como em um projeto real. Também foi importante para entender melhor as dificuldades do mercado, como a aproximação com possíveis clientes, o reconhecimento de necessidades reais e como a área de dados pode ajudar a resolver problemas que impactam diretamente o dia a dia desses profissionais.

Texto: Rafael Filho
Imagens: arquivo pessoal Mariana Nascimento
