Uniso recebe visita do ICTQ FOTON para parcerias em pesquisas quânticas
A Uniso, por meio de seu Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT UNISO TECH), recebeu na manhã de hoje (11) a visita dos diretores do Instituto de Ciências e Tecnologia Quânticas FOTON, com sede na cidade de Porto Alegre (RS), para estabelecimento de futuros projetos em parceria na área educacional, científica e de pesquisa. A visita aconteceu na última quarta-feira(11), na Cidade Universitária.
De acordo com Agente de Inovação do ICT UNISO TECH, Samuel Rufino, a visita teve como intuito a troca de informações entre as instituições. “A reunião foi importante para traçarmos os objetivos e formas de implementar esses projetos aqui na região metropolitana de Sorocaba, em parceria com o ICT UNISO TECH, levando ainda mais qualidade de vida para a comunidade”, detalha.

“Saio daqui hoje com muitos projetos, com muitas expectativas já concretizadas de realização, não só aqui para a Universidade de Sorocaba, mas para a região metropolitana de Sorocaba e de outros empreendimentos que estamos desenvolvendo, como o Centro Nacional de Tecnologias Quânticas, em Iperó. Estou muito feliz de estar aqui” declarou a vice-presidente do FOTON, Rosangela Viegas Maraschin.
No ICT UNISO TECH, um espaço criado em 2021 para oferecer suporte técnico ao desenvolvimento de empresas em Sorocaba e região, as empresas podem testar ideias e soluções para seus negócios, contando com o apoio técnico de alunos, professores e da estrutura de laboratórios da Universidade.

Carta de Sorocaba
A ligação da Uniso com o FOTON não é algo recente. Durante o Festival MOBI, evento realizado em junho de 2025, a Uniso foi palco da oficialização do movimento “Carta de Sorocaba”, marcando o início da jornada e o lançamento de um formulário público para registro das assinaturas de pessoas e instituições que desejem contribuir e validar a formação do “Manifesto Nacional” colaborativo, voltado à promoção do desenvolvimento da Ciência, Computação, Materiais e Tecnologias Quânticas no Brasil.
Com cartas assinadas em todas as cinco grandes regiões do país — com a de Sorocaba representando a Macrorregião Sudeste — o Manifesto Nacional é uma construção coletiva e nacional, com escuta ativa em todo o Brasil, sendo uma iniciativa que se estrutura por meio da formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Quântico (ODQs) e que busca mobilizar representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade civil, em um processo participativo e descentralizado.

Para mais informações sobre o ICT UNISO TECH acesse: uniso.br/uniso-tech/
Texto e imagens: Rafael Filho
