27 de janeiro de 2026
Notícia 1

Novo Reitor da Uniso toma posse em 31 de janeiro

Após dois mandatos (2018-2026) do professor Dr. Rogério Augusto Profeta, a Universidade de Sorocaba (Uniso) terá um novo Reitor para o período 2026-2030. A cerimônia será fechada e ocorrerá na Cidade Universitária Aldo Vannucchi no dia 31 de janeiro.

“Considero essa escolha uma grande responsabilidade e reafirmo meu compromisso com a continuidade das ações que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, visando consolidar a Uniso como referência acadêmica na região. Agradeço o apoio de todos os envolvidos nesse processo”, afirma o futuro Reitor, professor Dr. José Martins de Oliveira Jr.

O processo de escolha do Reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) foi instituído em 2009 e integra o Estatuto da instituição, com base no Regulamento Eleitoral. De acordo com esse regulamento, podem concorrer ao cargo docentes pertencentes ao quadro de carreira da Universidade. A votação envolve toda a comunidade acadêmica — alunos, professores e funcionários — com pesos diferentes.

“Após a apuração dos votos, fui indicado pela comunidade com 83,93% dos votos válidos. Posteriormente, meu nome foi referendado pelo Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre, sendo nomeado Reitor da Uniso para o mandato de quatro anos, com início em 1º de fevereiro de 2026”, complementa.

Presente e futuro da reitoria da Uniso: professores José Martins e Rogério Profeta

A trajetória acadêmica do professor José Martins

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Física Nuclear e doutor em Ciências, com ênfase em Física Nuclear — ambos pela Universidade de São Paulo (USP) —, o professor José Martins coordenou o curso de Licenciatura em Física e atualmente é responsável pelos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, além de coordenar o Laboratório de Física Nuclear Aplicada e o Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens da Uniso.

No pós-doutorado, o professor José Martins trabalhou no estudo de propriedades espectroscópicas de núcleos exóticos (11N e 10N) no Grande Acelerador Nacional de Íons Pesados (GANIL), um dos maiores centros de pesquisa em física nuclear do mundo, localizado na França

Com vasta experiência na área de Física Nuclear Aplicada, o professor José Martins atuou como Pró-Reitor Acadêmico entre 2010 e 2018, e, atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (Propein) — órgão executivo que coordena as atividades do ensino de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, de pesquisa, de extensão, do espírito comunitário da Universidade e de inovação, em todos os seus âmbitos de atuação — além de ser diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Uniso (ICT Uniso Tech).

José Martins também é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, vinculado à linha de pesquisa “Desenvolvimento e Avaliação de Substâncias Bioativas”, e do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais, na linha “Processamento e Caracterização de Materiais e Produtos”.

Atualizações nas funções das Pró-Reitorias

Professor Fernando de Sá Del Fiol (ao centro), atual Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis, ficará responsável também pela pasta da Extensão Universitária

A estrutura administrativa definida pelo novo Reitor contará com o apoio de três Pró-Reitorias, organizadas da seguinte forma:

Pró-Reitoria de Graduação, Assuntos Estudantis e Extensão (professor Dr. Fernando de Sá Del Fiol);

Pró-Reitoria Administrativa, de Inovação e de Internacionalização (professor Rogério Profeta);

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (que será acumulada, pelo professor José Martins, com o cargo de Reitor).

TextoRafael Filho
Fotos: Fernando Rezende