18 de setembro de 2025
Notícia 1

Confira como foi a 4ª edição do TedxUniso

O TedxUniso 2025, em sua 4ª edição, movimentou a Universidade na noite da última terça-feira (16). Com o tema “Reimaginando o Futuro” e seguindo o modelo de palestras já consagrado mundialmente, o evento contou com a presença de nomes que são referência em várias áreas, do esporte à medicina, passando pela gastronomia, jornalismo e redes sociais.

O professor Thiago Simon Marques, organizador do evento, destacou a diversidade de experiências que caracteriza o time de palestrantes convidados para esta edição. “São profissionais de destaque em suas áreas que compartilharam suas visões sobre a criatividade e a capacidade humana de lidar com desafios, dentro da proposta desta edição do evento”, afirma.

Os palestrantes desta edição foram:

Beatriz Souza – Primeira judoca brasileira a conquistar o ouro olímpico na sua categoria, nos Jogos de Paris de 2024, acumula 21 pódios internacionais entre 2017 e 2024. Em uma de suas falas, Beatriz Souza, saudou e agradeceu aos seus ancestrais que abriram o caminho para sua passagem e fez questão de reforçar sua luta contra o racismo.

Chef Otto – Um dos principais influenciadores na área gastronômica do Brasil, o chef se destaca pela produção de receitas práticas e pelo jeito descomplicado de cozinhar. O Chef Otto contou sobre o bullying que sofreu na infância por ser uma criança tímida, e como a comunicação o ajudou nas vendas de suas produções gastronômicas.

Thais Linares – Influenciadora digital nascida e criada em Sorocaba, compartilha sua rotina nas redes de forma bem-humorada. Em 2024, criou também uma marca própria de cosméticos. “Ao contrário do que muitos pensam, eu não sou uma criança, tenho 23 anos e já sou casada”, afirmou Thais Linares, no início de sua apresentação. A influenciadora comentou que a pandemia ajudou na expansão de seu trabalho.

Elisa Veeck – Cria do ensino público, a jornalista e comunicadora faz TV desde criança. É âncora da CNN Brasil, onde apresenta diariamente um jornal de três horas. “Ninguém nasce sabendo”, comentou Elisa Veeck para reforçar a importância dos estudos e da especialização que os profissionais devem buscar em qualquer área de atuação.

Leticia Vidica – Repórter de programas matinais na Globo, é co-fundadora do coletivo “Herdeiras de Glória Maria”, de jornalistas negras, e atua pela promoção da diversidade e inclusão. Na seara da luta antirracista, Leticia Vidica comentou: “quando criança, eu olhava na televisão e não via pessoas que se pareciam comigo”.

Rodolfo Furlan Damiano – Autor dos livros Você Pode Amar e Ser Feliz e Compreendendo o Suicídio, amplia o debate e a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. É psiquiatra, PhD e atualmente realiza pós-doutorado em Psiquiatria. O psiquiatra Rodolfo Damiano trouxe números alarmantes sobre tentativas de suicídio e pessoas que sofrem com depressão, para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e a busca por tratamentos

Camila Achutti – Especialista em tecnologias emergentes. Selecionada pela FORBES como um dos cinco talentos brasileiros em tecnologia com menos de 30 anos. Camila Achutti trouxe as experiências vivenciadas entre sua filha e um dispositivo de assistência virtual, para falar sobre a criação de relações mais humanizadas com inteligências artificiais.

Beatriz Souza falou sobre as dores diárias sofridas pelos atletas de alto desempenho

Leticia Vidica reforçou a importância das pessoas sempre revisitarem suas histórias de vida

Thais Linares comentou que o segredo do seu sucesso, está na autenticidade que ela mostra em seus vídeos

Camila Achutti falou sobre as relações entre os seres humanos e as inteligências artificiais

Para o Chef Otto, os profissionais do futuro serão aqueles que melhor souberem se comunicar

Elisa Veeck comentou sobre os bastidores do jornalismo diário e ao vivo

Rodolfo Damiano enfatizou a importância dos cuidados com a saúde mental e a busca por tratamentos

Confira mais fotos do evento:

Texto e Imagens: Rafael Filho