Você conhece o Ipê Verde?
Além do aniversário da Universidade de Sorocaba (Uniso), o mês de setembro marca o início de um momento muito esperado pelos frequentadores da Cidade Universitária: a primavera e a diversidade de cores dos ipês que embelezam a paisagem do câmpus.

O despertar da natureza após o período do inverno é marcado pelo florescer dos ipês, que são árvores de grande porte, podendo chegar a 30 metros de altura, e nativas da região na qual a Uniso está inserida.
Os ipês amarelo, branco e roxo são os mais característicos e chamam a atenção das pessoas que circulam pelo câmpus. Mas existe uma espécie que às vezes não é reconhecida, o ipê verde. “Por suas flores serem verdes, ele acaba sendo confundido com a vegetação e passando despercebido pelas pessoas”, afirma o biólogo e professor da Uniso Nobel Penteado de Freitas.

Reforçando a importância das pessoas se atentarem ao plantio correto, ou seja, de espécies nativas do bioma local — no caso de Sorocaba, Cerrado e Mata Atlântica — o Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso (NEAS) fornece mudas de ipê e outras árvores gratuitamente para toda a comunidade.
Conheça o NEAS e saiba mais acessando a página no Instagram: @neas_uniso.
Confira mais imagens das espécies de ipê presentes na Uniso:









Texto: Rafael Filho