19 de agosto de 2025
Notícia 1

Casal de seriema gera 2 filhotes na Uniso

A manhã do dia 19 de agosto trouxe uma novidade muito aguardada por quem frequenta a Cidade Universitária da Uniso: o nascimento de dois filhotes de seriema. A ave,  típica do Cerrado brasileiro,  se adaptou bem ao ambiente do câmpus e, em breve, os filhotes já poderão ser vistos circulando pelo local.

Exemplo de ninho construído pela seriema na Cidade Universitária da Uniso em gestações anteriores

Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Uniso, professor Thiago Marques, o período de gestação varia entre 25 e 30 dias e os filhotes deixam o ninho rapidamente. “Logo veremos eles caminhando ao lado da mãe”, afirma.

Marques explica que a seriema é uma ave territorial e que os pais se revezam tanto na busca por alimento quanto na vigilância do território em volta do ninho, protegendo os filhotes de predadores (Crédito Fernando Rezende)

Apesar da proteção materna que ocorre nos primeiros dias, Marques explica que a espécie costuma ser independente, sendo que a mãe ensina os filhotes a buscarem comida já nos primeiros meses de vida. “É comum você encontrar jovens filhotes de seriema com pequenos lagartos ou cobras no bico. Eles são incentivados pela mãe. Ela mostra o caminho logo cedo”, explica.

Seriema com seu filhote no ninho

O professor reforça ainda a importância de que frequentadores do câmpus respeitem o espaço das aves, permitindo que circulem livremente e evitando aproximações ou tentativas de tocá-las ou carregá-las.

Texto e imagens: Rafael Filho