17 de agosto de 2025
Últimas Notícias

Grupo Katharsis volta em cartaz com “O Ser de Dioniso”

Novas apresentações da peça “O Ser de Dioniso” estão programadas para acontecer neste fim de semana (dias 26 e 27 de julho), às 19h, no Auditório Prof. Aldo Vannucchi, no Trujillo. A montagem é uma produção do grupo Katharsis que está completando 35 anos como atividade de extensão cultural da Universidade de Sorocaba.

O Grupo Katharsis surgiu no início dos anos 1990 por iniciativa da Profª Sônia Chébel e do Prof. Roberto Samuel Sanches, o qual permaneceu como diretor do grupo até 1995, quando passou a coordenação dos trabalhos ao Prof. Roberto Gill Camargo, que permanece até hoje. No grupo foram montadas até agora mais de 40 peças e consta no currículo do Katharsis prêmios e apresentações no Festival de Teatro Universitário de Blumenau, de São José dos Campos, Curitiba, Pindamonhangaba, Piracicaba, Caraguatatuba, Rio das Ostras (RJ) e Rosário do Sul (RS) além de apresentações em festivais internacionais de teatro, na Bolívia e na Bélgica (por duas vezes).

A peça “O Ser de Dioniso” é feita para rir, emocionar e refletir: aborda a questão da plateia ao longo das últimas décadas, desde o Auto da Compadecida, passando pela censura do AI-5, a prática do teatro de rua a partir dos anos 1980, a tendência para os musicais importados, o teatro pós-dramático e as montagens experimentais, até culminar com o momento atual e a perda de espaços que marcaram época nas últimas décadas.

O texto é uma produção colaborativa, de linguagem sintética, sob direção de Roberto Gill Camargo. No elenco estão Ademir Feliziani, Ana Carol, Cleber Moscatelli, Lucas Donizete, Fabrício Bini e Osnival Búfalo. A sonoplastia é de Vagner Santos, iluminação de Roberto Gill Camargo com assistência de Cleber Moscatelli, fotos e filmagens de Roberto Lima.

Os ingressos para as duas sessões estarão à venda no local a partir das 18h nos dois dias, lembrando que o espetáculo começa impreterivelmente às 19h. Os ingressos custam 20 reais (preço único) e a produção conta com apoio cultural da Uniso e colaboração do Café da Vila e GF Figueiredo.

Texto e fotos: Divulgação.