15ª Edição da Revista Uniso Ciência já está disponível
Geralmente, o final de semestre letivo — junho e dezembro — é marcado pelo início das tão aguardadas férias. Mas este é um período também em que são geradas grandes expectativas e curiosidades sobre quais serão as matérias publicadas na edição da revista bilíngue Uniso Ciência.
Criada em 2018, a revista Uniso Ciência (Science@Uniso) é uma publicação semestral e internacional. O conteúdo faz parte do projeto de divulgação científica Uniso Ciência e é elaborado com base nas pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Uniso em Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado), Comunicação e Cultura (Mestrado e Doutorado), Educação (Mestrado e Doutorado) e Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado e Doutorado Profissional), além de reportagens temáticas baseadas em tópicos de interesse para a sociedade.
Na recém-lançada edição de número 15, a matéria de capa faz alusão à crise ambiental, que se desdobra em diversas outras crises. “Como as implicações também são diversas, é preciso olhar para a questão a partir de múltiplos pontos de vista”, pontua o corpo editorial da revista.
Nesta edição, os leitores poderão encontrar textos sobre outros temas muito relevantes: na Educação, o uso de salas de recursos para estudantes com deficiência intelectual no Ensino Básico; e a metodologia que propõe a utilização instrumental do brincar como prática pedagógica, a fim de conectar os conteúdos curriculares a vivências significativas e críticas.
No campo da Saúde, é abordado um estudo sobre a eficácia da fisioterapia para o tratamento da incontinência urinária, condição que afeta majoritariamente a população feminina e que, por questões culturais, acaba sendo negligenciada e subdiagnosticada.
Outro assunto escolhido para esta edição trata da falta de avaliações rigorosas sobre a efetividade e a segurança do uso de dispositivos vestíveis utilizados para monitorar indicadores vitais e condicionamento físico.
A edição apresenta também uma reportagem baseada em uma tese que investiga como os elementos arquitetônicos materializam a visão educacional católica — que remonta à nossa história colonial — a partir do estilo de construção do colégio São Bento, que faz parte do conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento, um dos mais importantes espaços históricos da cidade de São Paulo.
Confira estas e outras reportagens no site: https://sistema.uniso.br/site-uniso/unisociencia/revistas/revista-15.pdf