24 de maio de 2025
Notícia 1

Curso de Direito da Uniso participará de competição nacional promovida pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará em 2025 a primeira edição do STF Moot, um julgamento simulado que envolverá estudantes de Direito de todo o Brasil. A Uniso teve sua inscrição homologada e será representada nessa competição acadêmica por uma equipe de seis alunos, com mentoria da professora Greiciane de Oliveira Sanches.

De acordo com Sanches, a participação da Uniso é de grande relevância para a Universidade, pois projeta, no meio jurídico, o compromisso da instituição com a formação crítica dos futuros operadores do Direito. “Participar de um evento promovido pelo STF, que simula os julgamentos da mais alta Corte do país, reforça o papel da academia na construção de uma cultura jurídica sólida e mantém a Universidade de Sorocaba ao lado das instituições mais tradicionais no ensino do Direito no país”, reforça.

Segundo a professora, a primeira etapa será realizada de forma remota, em que os estudantes devem elaborar memoriais com base em um caso hipotético desenvolvido pela Comissão Acadêmica do concurso. As equipes finalistas participarão de uma sessão simulada de maneira presencial, com sustentação oral na sede do Supremo Tribunal Federal, em agosto.

“A equipe do curso de Direito da Uniso foi formada na minha disciplina de Direito Processual Constitucional. Os estudantes que compõem a equipe são: César Xavier; Larissa Teixeira; Natália Zanfirow; Pâmela Mariano; Robson Alves; e Walmyra Amorim”, destaca.

Professora Greiciane Sanches (em pé da esq. para a dir.) acompanhada da equipe de alunos que representará a Uniso na competição. Foto: arquivo pessoal

Sobre a participação dos alunos em atividades como o STF Moot, Sanches define que “representa uma vivência prática inestimável, que propicia o aprofundamento do conhecimento teórico, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades fundamentais como argumentação jurídica, pensamento estratégico e trabalho em equipe, em um ambiente que simula o funcionamento do STF, aproximando os alunos do universo profissional”.

Em relação às expectativas para a competição Sanches comenta que, para ela, como mentora, é motivo de grande orgulho identificar o engajamento dos alunos em se desafiarem intelectualmente. “Trata-se de uma excelente oportunidade de incentivo ao protagonismo do estudante. Sem dúvida, a participação no evento é uma experiência marcante, muito especial para todos nós”, pontua.

De acordo com o site do STF, o objetivo do STF Moot é promover o entendimento do papel do Tribunal, incentivar o estudo do direito constitucional e contribuir para a formação prática dos estudantes. Em atividades como estas, os estudantes assumem os papéis de advogados, juízes e demais envolvidos em um processo, debatendo casos fictícios baseados em leis reais

Texto: Rafael Filho