21 de dezembro de 2024
LançamentoÚltimas Notícias

E-book mostra como antibióticos revolucionaram a medicina

Os medicamentos também contribuíram para melhorar condições de saúde e aumentar expectativa de vida no Brasil, a partir de 1940

Com uma narrativa que conecta ciência, história e inovação, o e-book “O milagre escondido: a história da descoberta dos antibióticos” aborda as principais experiências e a contribuição de pesquisadores que possibilitaram o desenvolvimento desses medicamentos para o combate a doenças infecciosas.

No livro, o impacto dos antibióticos, a partir do século XX, é considerado revolucionário na área da saúde: “[…] transcende qualquer outro avanço na medicina, mudando o curso das epidemias e proporcionando à humanidade uma defesa eficaz contra doenças anteriormente fatais, ao reduzir drasticamente as taxas de mortalidade e prolongar a expectativa de vida em escala global”, pontua nas primeiras páginas da obra o autor, professor Fernando de Sá Del Fiol.

Estima-se que no Brasil, melhorias na saúde pública, maior acesso a tratamentos médicos e o uso de antibióticos ajudaram a aumentar em 20 anos a expectativa de vida do brasileiro, a partir da década de 1940.

A obra também apresenta a contribuição de cientistas pioneiros, como Paul Ehrlich, Alexander Fleming e Howard Florey, cujos trabalhos foram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas na área. “Minha intenção é que este conteúdo possa alcançar o máximo de pessoas possível, destacando a importância dessa descoberta que salvou tantas vidas”, afirma o professor, que dedicou anos de pesquisa para a escrita do livro.

O e-book, lançado em novembro deste ano, está disponível para download gratuito e pode ser compartilhado livremente, a partir da página da Editora Eduniso, da Universidade de Sorocaba: clique aqui.

Sobre o autor

O professor Fernando de Sá Del Fiol atua na área de Farmacologia, com ênfase em Uso Racional de Antimicrobianos e Resistência Bacteriana. É docente do Programa Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis da Universidade de Sorocaba.

É farmacêutico com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009 e 2011, fez aperfeiçoamento em Doenças Infecciosas na Universidade de Harvard (EUA).

Em sua carreira acadêmica, publicou 65 artigos em periódicos especializados e 43 trabalhos em anais de eventos. Apresentou trabalhos em nove congressos no exterior e 60 no Brasil; publicou 46 capítulos de livros e é revisor de dez periódicos internacionais. Na Uniso, exerceu o cargo de Reitor por dois mandatos (2010-2014 e 2014-2018). É também o Secretário Executivo de sua Entidade Mantenedora, a Fundação Dom Aguirre.