22 de dezembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Relações Públicas celebra 20 anos

Como parte das comemorações, foi realizada mais uma edição do Prêmio Maria Aparecida Oliveira de Comunicação Empresarial e Relações Públicas

Visando valorizar e incentivar jovens comunicadores a proporem soluções que impulsionem transformações sociais, foi realizada na Uniso a 11ª edição do Prêmio Maria Aparecida Oliveira de Comunicação Empresarial e Relações Públicas. A premiação, em noite festiva, aconteceu na segunda-feira, dia 2, no Anfiteatro da Biblioteca, Cidade Universitária. O Prêmio Maria Aparecida Oliveira reconhece alunos, egressos, amigos e empresas que enaltecem a profissão de Relações Públicas e o campo da comunicação dentro e fora da Universidade.

Nesta edição especial, o aniversário de 20 anos do curso ganhou destaque com homenagens que resgataram a trajetória de alunos, egressos e professores. Votos de Congratulações, enviados pela Câmara Municipal de Sorocaba, enalteceram os profissionais formados e a contribuição do curso para o mercado profissional de comunicação.

PREMIAÇÃO

O Prêmio Maria Aparecida Oliveira de Comunicação Empresarial e Relações Públicas possui várias categorias. O evento teve organização dos alunos, com orientação dos professores do curso (veja abaixo). Um dos destaques desta edição foi a realização do 1º Concurso Jovem Comunicador, com o tema “Como a Comunicação pode ajudar a minha Escola?”. Dirigida a estudantes do ensino médio e técnico, essa iniciativa visa incentivar os alunos a criar ações comunicacionais para a promoção de um ambiente escolar mais integrado, colaborativo e empático. Confira as categorias premiadas e os vencedores:

  • Produto Experimental – Adequação, Relevância e Originalidade: Produto Experimental de Relações Públicas para Organizações Sem Fins Lucrativos da Causa Animal, das alunas Franciele Corrêa e Isabela Albuquerque Rocha Olímpio.
  • Produto Experimental – Fundamentação Teórica e Pesquisa: Produto Experimental de Relações Públicas para a Organização Eduzz, dos autores Danielle Bezerra Monteiro de Azevedo, Eduarda Cristina Vieira Sodré e Vinícius Souto Silva.
  • Produto Experimental – Planejamento e Produção: Produto Experimental de Relações Públicas para o Centro Logístico Chevrolet de Sorocaba, dos autores Lethycia Rodrigues da Silva, Pedro Emílio do Amaral Caseiro e Maria Paula Estevam Mobaier
  • Destaque Ação Estratégica de Comunicação e Relações Públicas: Produto Experimental de Relações Públicas para a Organização Eduzz, dos alunos Danielle Bezerra Monteiro de Azevedo, Eduarda Cristina Vieira Sodré e Vinícius Souto Silva.
  • Destaque Trabalho Monográfico: Da passarela à percepção pública: as atividades de Relações Públicas no mercado de moda e luxo, de autoria de Ana Paula Komatsu.
  • Aluno Destaque de Relações Públicas – período matutino: Maria Vitória de Campos Camargo Machado.
  • Aluno Destaque de Relações Públicas – período noturno: Clara Toscano Fonte Basso
  • Egresso de Sucesso: Vinícius Souto Silva.
  • Amigo das Relações Públicas na Academia: Profa. Dra. Daniele de Oliveira Garcia.
  • Amigo das Relações Públicas no Mercado: Prof. Dr. Rogério Augusto Profeta.
  • Empresa Parceira das Relações Públicas: Agência Atua.
  • 1º Lugar – Concurso Jovem Comunicador: Mateus Dias Alves, estudante do ensino médio na Escola Técnica Estadual Fernando Prestes (ETEC) com o título do trabalho desenvolvido: InformaEscola – A Revolução na Comunicação Dentro do Ambiente Escolar

A premiação contou com o apoio de empresas parceiras que reconhecem essa iniciativa: Premodisa, Alt Linha Móveis Planejados, Eduzz, Arq Club Box, Cria Festas, Grupo DMatec e o apoio institucional da Uniso e da Agente Comunica – Agência Experimental de Relações Públicas.

Ao final, os alunos, egressos, representantes das empresas parceiras e amigos da profissão participaram de um coquetel, promovendo um ambiente de networking e celebração da profissão.

CÁPSULA DO TEMPO

No próximo sábado, dia 7, às 11h, no Espaço 4Hub, vai acontecer o trancamento da cápsula do tempo, um baú de memórias que guardará “cartas para o futuro” escritas por todos os participantes da premiação. Um Manifesto dos Profissionais de Relações Públicas da Uniso também está sendo construído para compor o conteúdo da cápsula, para documentar simbolicamente uma declaração pública que expressa os valores, princípios, objetivos e compromissos dos estudantes, dos egressos e do corpo docente com as gerações futuras. Os  participantes da cerimônia de trancamento poderão contribuir textualmente com o Manifesto acessando o link https://encurtador.com.br/FZGlO e, durante o evento, depositar pequenos objetos simbólicos no baú das memórias do curso de Relações Públicas da Uniso. A cápsula do tempo será reaberta daqui a cinco anos, no dia 02 de dezembro de 2029. Essa ação marca o encerramento das comemorações dos 20 anos do curso de Relações Públicas da Uniso.

Para acompanhar as publicações e atualizações sobre o evento, visite a página oficial da Agência Experimental de Relações Públicas da Uniso (@agentenoinsta).

ORGANIZAÇÃO

Coordenador do Curso: Prof. Me. Fábio Henrique Mascarenhas

Orientação da XI Edição da Premiação: Profa. Ma. Mércia Segala Bruns

Orientação do 1º Concurso Jovem Comunicador: Profa. Dra. Ana Cristina Piletti Grohs

Organização dos Votos de Congratulações: Profa. Ma. Vanicleia Pinto de Oliveira