7 de setembro de 2024
Notícia 3

Doutorandos em Ciências Farmacêuticas no exterior

Cinco alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Uniso tiveram a oportunidade de realizar estágio internacional neste primeiro semestre de 2024. Os doutorandos foram recebidos em instituições renomadas de Portugal, Argentina, França e Estados Unidos, para períodos de estudo de três meses a um ano.

Três deles são bolsistas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, e um possui bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), oferecida pela Fapesp. Com o intercâmbio, os doutorandos podem desenvolver parte de suas pesquisas em colaboração com outros pesquisadores e conhecer diferentes culturas acadêmicas.

“Essa experiência internacional não apenas enriquece o currículo, como amplia as redes de contato profissional, abrindo portas para futuras colaborações e oportunidades de emprego. A exposição a novos padrões e abordagens de pesquisa também aumenta a capacidade crítica dos discentes, preparando-os para se tornarem cientistas de destaque no cenário global”, afirma a Coordenadora do PPGCF, professora Denise Grotto.

Além de representar uma oportunidade única de crescimento para os doutorandos, o próprio PPGCF também é beneficiado já que, conforme destaca a professora Denise, os conhecimentos adquiridos são trazidos de volta à Universidade, fomentando a inovação e a competitividade acadêmica nacional.

Conheça os doutorandos, os temas de pesquisa, as instituições e os orientadores:

Thais Jardim Oliveira

Pesquisa: “Avaliação da faixa de segurança in vitro do produto (celulose bacteriana e ativos)”

Universidade do Minho, Portugal

Laboratório: Enzymatic Technology and Biomaterials Laboratory (LTEB)

Professor orientador no exterior: Dr. Miguel Gama

Professora orientadora na Uniso: Dra. Angela Faustino Jozala

Patrícia Lius Melo Alves

Pesquisa: “Produção de sistema de liberação oral contendo celulose bacteriana e associação de antimicrobianos”

Universidade do Minho, Portugal

Laboratório: Enzymatic Technology and Biomaterials Laboratory (LTEB)

Professor orientador no exterior: Dr. Miguel Gama

Professora orientadora na Uniso: Dra. Angela Faustino Jozala

Jocimar de Souza

Pesquisa: “Avaliação do impacto do Lactobacillus rhamnosus na toxicidade induzida por clorpirifós em linhagens celulares PC12 e CaCo2”

Universidade Mississippi College, Estados Unidos

Laboratório: Herman Science 200

Professor orientador no exterior: Dr. Jerry W. Reagan

Professora orientadora na Uniso: Dra. Yoko Oshima-Franco

Taís Germano da Costa

Pesquisa:  Análise físico-química e aplicação agrícola das nanopartículas biogénica de titânio

Universidad Nacional de Mar Del Plata, Instituto CONICET, Argentina

Laboratório: INBIOTEC (Instituto de Investigaciones en Biodiversidad y Biotecnologia)

Professora orientadora no exterior: Dra. Verónica Fabiana Consolo

Professora orientadora na Uniso: Dra. Renata de Lima

Natalia Bilesky José

Pesquisa: “Síntese de nanopartículas biogênicas de prata e de ferro a partir de bactérias promotoras de crescimento de plantas para uso na agricultura”

CEA-Cadarache, Cité des Énergies, França

Laboratório: LEMIRE, que fica no BIAM (Institut de Biosciences et biotechnologies d’Aix-Marseille).

Professora orientadora no exterior: Dra. Catherine Santaella

Professora orientadora na Uniso: Dra. Renata de Lima