Uniso Ciência: Pode a tecnologia redefinir os limites da arte?

A série de ilustrações escolhida para esta reportagem retrata a jornada de um astronauta, desde uma praia onde aparentemente ocorreu um acidente — a queda da nave que o levou até ali, talvez? —, e ao longo do caminho por um mundo novo, até chegar às potencialidades de uma metrópole futurista no limite do desconhecido. As “pinceladas” que compõem as ilustrações foram concebidas de modo a emular os contornos imprecisos do impressionismo (movimento surgido na França no fim do século XIX, que rompia com a tradição realista de movimentos artísticos anteriores), porém, neste caso específico, elas não foram feitas por mãos humanas. Em vez disso — e até alguns meses atrás, essa poderia ser uma revelação surpreendente para muita gente, embora não mais o seja —, cada uma das ilustrações foi criada com o auxílio de uma ferramenta de Inteligência Artificial (I. A.).
Para o imaginário popular, as discussões sobre I. A. parecem estar mais próximas dos campos compreendidos pelas Ciências Exatas do que pelas Artes. É fácil imaginar um robô numa linha de montagem completamente automatizada, por exemplo, ou um veículo inteligente tomando decisões sem a intervenção de um motorista humano, mas quantas pessoas pensariam, pouco tempo atrás, numa I. A. fazendo arte?

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.