Uniso Ciência: Currículo voltado à educação midiática está disponível gratuitamente
“Todos nós vivemos a migração para o virtual. E, na emergência da pandemia, todos nós estávamos procurando alternativas: aulas e reuniões que seriam presenciais passaram a ser remotas; fez-se necessária uma reconfiguração não só dos usos da mídia, mas da nossa própria vida privada. Nesse contexto, nós percebemos que as mídias passaram a ser muito mais utilizadas para fins educacionais do que eram até então. E um dos primeiros pontos que nós, pesquisadores, observamos foi que muitos professores, naqueles momentos iniciais da pandemia, buscaram aparatos ou pelo menos algum tipo de guia que os preparassem para trabalhar no contexto dessas mídias.” O relato é da professora doutora Vanessa Matos dos Santos, da Universidade Federal de Uberlândia, e foi compartilhado durante sua fala como pesquisadora convidada no evento.
Santos conta que, quando veio a pandemia, ela estava justamente na Espanha, para uma pesquisa sobre educação midiática e, ao perceber essa necessidade pela qual os professores de todo o mundo estavam passando, ela começou a buscar, junto a outros pesquisadores nas áreas da Comunicação e da Educação, materiais especializados que estivessem disponíveis para suprir essa lacuna. “O que nós localizamos de pronto foi o ‘Guia de Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco’ (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que é uma agência da ONU)”, ela relembra. Tratava-se de um bom material, mas que, por ter sido publicado já há quase uma década, encontrava-se desatualizado. Assim, como parte da Alfamed — a Rede Euro-Americana de Pesquisa em Competências de Mídia para a Cidadania —, ela foi uma das pesquisadoras que se propôs a atualizar o guia da Unesco.
Confira a reportagem completa.
Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.