23 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso Ciência: Conhecendo – e protegendo – os tubarões mais perigosos do Brasil

Quando se diz que o Brasil é um país rico em biodiversidade, normalmente as pessoas se referem às florestas sobre a superfície, mas a afirmação também vale para a vida marítima, especialmente quando se considera que o país tem uma costa litorânea de mais de 7.000 km de extensão, banhada pelas águas temperadas do Atlântico Sul. Ao longo de todo esse litoral, habitam hoje mais de 40 milhões de pessoas, as quais, eventualmente, podem entrar em contato com outros seres que também habitam ou passam pela costa brasileira. Dessas formas de vida, os tubarões certamente estão entre as mais lembradas — e temidas.
Mas, segundo os biólogos Vitória Miranda Soares e Felipe Muraro Balduzzi Carlos, graduados no curso de Ciências Biológicas da Uniso em 2023, todo esse temor — em grande parte motivado pelo cinema e por notícias sensacionalistas — é infundado e, como tal, precisa ser desmistificado, uma vez que acaba dificultando a preservação de muitas das espécies de tubarões que ainda habitam os mares e oceanos do planeta Terra. Essa foi a motivação que os levou a produzir o “Guia de tubarões com mais interações agonísticas na costa brasileira”, apresentado em 2022, sob a orientação do professor doutor Nobel Penteado de Freitas, também do curso de Ciências Biológicas, como trabalho de conclusão de curso dos então estudantes.

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.