Mestrados e Doutorados recebem inscrição para aluno especial
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo na modalidade aluno especial para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, com Mestrado e Doutorado, todos reconhecidos pelo MEC: Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, Processos Tecnológicos e Ambientais.
O aluno especial pode cursar algumas disciplinas eletivas, sem criar vínculos, que poderão ser aproveitadas caso venha a realizar o curso completo. As inscrições estão abertas até 31 de julho, na página de cada curso, com período de entrevista e matrícula de 8 a 11 de agosto. Informações pelos telefones (15) 2101.7104 / 7008.
O que é um aluno especial?
Trata-se do aluno que cursa disciplinas eletivas do curso, sem ter ainda passado pelo processo seletivo de alunos regulares e, portanto, sem manter vínculo com o programa. É permitido ao aluno em regime especial cursar uma disciplina por semestre e, no máximo, duas disciplinas do curso antes de se vincular ao mestrado ou ao doutorado. Posteriormente, quando o aluno especial ingressar no programa, mediante processo seletivo para alunos regulares, pode solicitar o aproveitamento de estudos. Neste caso, o valor pago como aluno em regime especial pode ser descontado das mensalidades, a partir do segundo semestre do curso.
Ciências Farmacêuticas: com área de concentração em medicamentos e saúde, está composto por duas linhas de pesquisa: Uso racional de medicamentos e avaliação de substâncias bioativas e sistemas de liberação de fármacos. Tem estrutura curricular que integra ensino e pesquisa, cujo objetivo central é a formação de pesquisadores, educadores e gestores voltados às necessidades atuais e relevantes da área de saúde.
Inscreva-se: https://farmacia.uniso.br/view/processo-seletivo-alunos-especiais
Comunicação e Cultura: Estudar comunicação hoje é inteirar-se de temas contemporâneos relevantes, de transformações operadas em nosso modo de viver, de (con)viver, de trabalhar, de nos relacionar. Mídias é a área de concentração do Programa, que contempla duas Linhas de Pesquisa (Análise de Processos e Produtos Midiáticos e Mídias e Práticas Socioculturais) e seis grupos de pesquisa.
Inscreva-se: https://comunicacaoecultura.uniso.br/view/processo-seletivo-alunos-especiais
Educação: O objetivo central é a formação, de pesquisadores da temática educacional, professores e gestores para os diferentes graus e tipos de instituições escolares. Em seu âmbito de atuação, busca contribuir, com pesquisas e críticas, para a formulação e a implementação de políticas públicas. Possui área de concentração em Educação Escolar e duas linhas de pesquisa: Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores; Políticas, Gestão e História da Educação.
Inscreva-se: https://educacao.uniso.br/view/processo-seletivo-alunos-especiais
Processos Tecnológicos e Ambientais: Com abordagem interdisciplinar, o Programa tem por objetivo formar mestres e doutores profissionais procedentes das áreas de exatas, biológicas, ensino e saúde, abordando as novas tecnologias ligadas aos processos produtivos, ao ensino e à promoção da sustentabilidade ambiental. Com área de concentração em “Inovação, Tecnologia e Ambiente”, conta com três linhas de pesquisa: Desenvolvimento e controle de processos produtivos, Processamento e caracterização de materiais e produtos, Processos Ambientais.
Inscreva-se: https://pta.uniso.br/view/processo-seletivo-alunos-especiais
Texto: Rafael Filho (Agência Focs / Jornalismo Uniso)
Edição: Assessoria de Comunicação da Uniso