Revista Uniso Ciência: lançada a nova edição
A 11ª edição da Revista Uniso Ciência está disponível no formato online, no site da Uniso. O lançamento aconteceu durante o Uniso Summit 2023.1, reunião docente de encerramento do semestre, realizada no dia 19 de junho.
Sustentabilidade e preservação da biodiversidade constituem o fio condutor deste número, que traz na capa imagens de tubarões representando algumas das espécies afetadas por atividades humanas. Dentre as consequências dessa atividade, a publicação apresenta a contaminação dos oceanos por plásticos e a contaminação de parques industriais por metais pesados.
Ainda dentro da temática ambiental, duas reportagens tratam da sobrevivência de espécies silvestres ameaçadas pelo contato com animais domésticos, e da necessidade de se desenvolver tratamentos alternativos para picadas de serpente, para quando essas interações não se dão de forma tão pacífica.
Além disso, partindo para outros temas, a Revista aborda a urgência do debate a respeito da violência escolar, a importância do gosto pela literatura na educação infantil, o perfil dos egressos de Fisioterapia da Uniso, o conceito de necropolítica representado no jogo “The Last Of Us” e os impactos da Inteligência Artificial no mundo da arte.
Como acontece em todas as edições, as reportagens são intercaladas com imagens, desta vez, de grafites que também remetem à diversidade da Uniso, tendo caráter educativo.
Confira aqui a edição completa.
Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além desta revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.