24 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso Ciência: Engenheira analisa uso de ‘alga verde’ para cartilagens inflamadas e desgastadas

A poetisa angolana Isabel Morais Ribeiro Fonseca certa vez escreveu: “Quando eu morrer, Sepulta-me no mar, Por entre as algas, E cobre o meu rosto, De palavras escritas, Num rasto de corais.” Algas são encontradas em abundância em águas tanto do mar quanto de reservatórios de água doce. Assim sabia a poetisa, como também a engenheira química Kessi Marie de Moura Crescencio, que em uma pesquisa pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (Uniso) buscou dar uma utilização para uma das espécies de alga.
Crescencio estudou a Ulva lactuca Linnaeus, que é uma alga verde encontrada em abundância nos ambientes aquáticos com alta concentração de nutrientes, como nas regiões costeiras e nos reservatórios de água doce, e que tem causado alguns problemas ambientais. O desenvolvimento e o resultado dessa pesquisa podem ser encontrados na dissertação “Extração e caracterização físico-química do ulvan (Ulva lactuca L.): uma plataforma para preparação de sistemas biomiméticos particulados”, desenvolvida pela pesquisadora sob a orientação do professor doutor Marco Vinícius Chaud.

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.