22 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

HackathUN: Alunos de Gastronomia disputam maratona

Os alunos do terceiro módulo do curso de Gastronomia promoveram, na manhã desta segunda-feira (22/5), o “HackathUN”, uma competição na qual diferentes equipes, formadas por alunos dos cursos de Gastronomia, Nutrição e Engenharia de Alimentos, buscam ideias e resoluções para o mercado da alimentação.
O nome do evento deriva da dinâmica “Hackathon”, conhecida por reunir profissionais da área de programação e design a fim de resolver, em um período curto de tempo, algum problema específico. Foi a partir desta inspiração que surgiu, na Uniso, o HackathUN, Hackathon de Gastronomia da Uniso.
O Coordenador do curso de Gastronomia, Carlos Martins, ressalta que essa é a primeira edição do evento, implementado na disciplina “Planejamento e Organização de Eventos em Gastronomia”. “O jogo tem o intuito de fazer com o que os alunos auxiliem na criação de um novo produto e conheçam outras vertentes do próprio mercado de atuação”, completa.
Toda a proposta de jogo e situações-problema foram formuladas pela empresa-parceira da Uniso, a Symrise, que tem grande participação no mercado dentro da área de alimentos. A mesma empresa fará a avaliação de cada grupo e divulgará o resultado.
Um dos alunos de Gastronomia que ajudou a organizar o evento, Enzo Ferro, conta que para cada equipe foi solicitada uma proposta de drinque. Enzo explica que “cada grupo precisa fazer o cálculo nutricional da bebida e torná-la funcional para a demanda da empresa”.
Além de uma cerimônia para selecionar os competidores e iniciar o jogo, o evento ainda contou com mesa de café da manhã, com bolos, sucos e outros quitutes.
O resultado da competição sairá no dia 3 de junho, durante o evento semestral “Projeto Integrador” da Uniso, quando todos os cursos de graduação da Universidade apresentarão ações práticas e aplicações do conhecimento, integrando componentes curriculares de cada período. A data da premiação oficial do HackathUN ainda não foi divulgada.

Texto e fotos: Luís Felipe Pio – Agência Focs – Jornalismo Uniso