24 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Desenvolvimento de Sorocaba em pauta no Uniso Ciência

A 23ª edição do jornal Uniso Ciência, publicada no dia 30 de abril, está disponível nas versões impressa e digital do Cruzeiro do Sul. Os temas resultam de três pesquisas científicas que buscam contribuir como indicadores para práticas e a tomada de decisões que beneficiem o desenvolvimento sustentável da Região. 
Uma das reportagens analisa a contribuição do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) para a formação de um ambiente de inovação em Sorocaba. Como resultado, houve inclusive uma produção derivada: um relatório técnico descrevendo o histórico do Conselho, algumas das suas principais ações e até mesmo com informações sobre o Mapa da Inovação. O acesso pode ser feito pelo site: https://www.inovacda.com.br/.
Outro tema aborda a implantação do Uniso Crop Care Service, serviço gratuito para pequenos produtores rurais, idealizado no curso de Engenharia Agronômica. Além de ajudar os agricultores a diagnosticar corretamente e solucionar os seus problemas de uma forma sustentável, o projeto contribui para as atividades de ensino da Universidade, uma vez que coloca os estudantes em contato direto com problemas reais.
Por fim, um estudo confirma a contaminação por chumbo da zona industrial de Sorocaba. “Em relação ao bairro do Éden, esse foi o primeiro relatório científico que comprovou, sem sombra de dúvida, que o solo e as árvores daquele bairro, principalmente aquelas localizadas em frente à antiga fábrica de baterias automotivas Saturnia S. A., apresentam altos níveis de contaminação por chumbo”, declaram os autores.

Confira aqui a edição completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e digital do Cruzeiro do Sul a cada três meses, esse canal online no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres.
O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, para que tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum possam compreender o conteúdo. Conheça o projeto: https://uniso.br/home/projeto-uniso-ciencia.

Foto: Fernando Rezende