Uniso inaugura novo Museu da Biodiversidade

A Uniso inaugurou, em outubro do ano passado, o seu novo Museu da Biodiversidade, que está disponível para visitas de grupos escolares e outros interessados. Nele os visitantes podem encontrar, em exposição permanente, uma coleção razoável de animais taxidermizados e conservados em meio líquido, esqueletos e crânios de espécies diversas, réplicas de fósseis e espécimes vegetais desidratados, além de outros itens representativos da biodiversidade brasileira. As peças estão acondicionadas numa sala climatizada e foram preparadas para exposição durante o segundo semestre de 2022, depois de serem selecionadas a partir de uma coleção antiga, que já pertencia à universidade mas até então não estava aberta à visitação pública.
“Coleções zoológicas como esta que temos aqui, assim como os herbários e as carpotecas (como são chamadas as coleções de frutos e sementes), são importantes do ponto de vista científico por reunir registros de parte da nossa biodiversidade, assim servindo como um histórico dos nossos ecossistemas”, explica o professor doutor Thiago Simon Marques, Coordenador do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Uniso. “Além disso — e, no caso do nosso museu na Uniso, esta é a função principal —, as peças presentes nas coleções podem ser utilizadas para fins de educação ambiental, seja em aula ou em outros contextos.”
A ideia, inclusive, é que esse acervo esteja cada vez mais acessível, não apenas restrito ao espaço físico dedicado ao museu, mas em exposições itinerantes pelas áreas comuns do próprio câmpus da Uniso, além de oficinas educativas externas. Para o professor Rogério Augusto Profeta, Reitor da Uniso, que esteve presente na inauguração do novo espaço, o museu é uma iniciativa modesta, mas totalmente alinhada a uma sólida filosofia institucional de transformar todo e qualquer espaço dentro da Universidade em espaços de aprendizagem. Nesse sentido, esse é mais um ambiente que poderá ser utilizado de forma interdisciplinar.
O Museu da Biodiversidade está instalado na área do Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso, cujo acesso a partir da Cidade Universitária pode se dar a pé, mas também de carro ou ônibus (uma vez que as instalações não ficam na área central do câmpus).

Para visitar o museu
As visitas, de grupos escolares e/ou de outros interessados, devem ser agendadas com antecedência. O contato pode ser feito diretamente com a coordenação do curso de graduação em Ciências Biológicas, por meio do e-mail thiago.marques@prof.uniso.br.

Reportagem publicada no jornal Uniso Ciência: https://cutt.ly/K91Qd30

Foto: Fernando Rezende