Jornalismo: 11 equipes apresentam projetos experimentais
Livro-reportagem, podcast e revista digital foram as mídias escolhidas pelos estudantes, como parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Os projetos experimentais consistem na segunda parte do TCC em Jornalismo e são aquela etapa em que os estudantes devem apresentar aos avaliadores e à comunidade produtos jornalísticos reais, como livros-reportagem, podcasts e revistas digitais, entre outras possibilidades de formato.
Nessa leva de 2021, foram produzidos e aprovados seis livros, três podcasts e uma revista digital. As narrativas tiveram como tema questões sociais relevantes como a dependência química, a pandemia, ancestralidade negra, ativismo político e crimes emblemáticos.
O professor Guilherme Profeta, do colegiado de Jornalismo, esteve presente em sete das bancas e avalia que a predominância de trabalhos críticos é um sinal bastante positivo. “A reportagem deve ser um manifesto sobre aquilo que o jornalismo pode e deve ser e, por vezes, resolver questões que identificamos que precisam ser melhoradas em nossa profissão. Muitas equipes fizeram isso, cada uma em seu formato, mas com essa preocupação presente. Eu fui um dos professores que os acompanhou desde o início da graduação e, quatro anos depois, dá muito orgulho ver que eles estão saindo daqui jornalistas verdadeiros, não só formados tecnicamente, mas amparados pelo estudo das Humanidades, que é o mais importante. A sensação é de absoluto orgulho!”
Para o professor Fernando Negrão Duarte, coordenador do curso de Jornalismo, os projetos desenvolvidos marcam a transição do estudante de jornalismo para o profissional jornalista. “Acredito que a busca de pautas sobre os bastidores do próprio jornalismo, descrita nos livros-reportagem, evidencia a curiosidade que alimentam o exercer da profissão no dia a dia, rompendo com a experiência estritamente acadêmica”, comenta.
O coordenador comenta, também, que os estudantes buscaram mídias e pautas atuais para exercitar, na forma de projeto experimental, o conteúdo absorvido ao longo da jornada estudantil, por isso o volume significativo de podcasts. “Essa é a mídia da vez, muito trabalhada em sala de aula nas disciplinas de rádio, o que acabou empolgando os alunos para esse momento. Com uma estrutura contagiante, os trabalhos em podcast foram de excelente qualidade”, destaca Negrão.
Texto: Flávia Nardelli (Agência FOCS/ Jornalismo Uniso)