Uniso recebe gestores de todo País nesta quinta
O XIV Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES) acontecerá nesta quinta e sexta-feira, na Uniso – Cidade Universitária, reunindo gestores de todo o País para discutir temas da atualidade na área educacional.
Além do tema central “EdTechs e Instituições de Ensino: quero cooperação ou competição”, com a participação do vice-presidente da Quero Educação, Marcelo Lima, e o CTO da Funcional Health Tech, Bruno Machado, a programação traz o debate sobre “Perspectivas para o Mercado de Trabalho”, com o CEO do Banco XP S.A., José Berenguer, “Agenda Estratégica para a Educação 2022 – FIES, Prouni, Reforma Tributária e muito mais”, sob o comando da presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes, “Do Milhão ao Zero”, com Edisio Pereira Neto, CEO do Zro Bank, entre outros assuntos, principalmente relacionados às perspectivas da educação no período pós-pandemia.
O FinancIES discutirá o novo cenário de modelos de negócios e de geração de receitas em transformação nos mais diversos setores, principalmente no educacional, já que o isolamento social em função da pandemia da Covid-19 acelerou a adoção de ferramentas digitais para diversas práticas sociais e de produtividade.
“Observamos a realização de aulas remotas e cursos na modalidade EaD adentrando o tecido social, permitindo a muitas pessoas e famílias experimentarem, gostando ou não, de recursos digitais. Nesse ambiente floresceram ofertas de cursos online por organizações não-universitárias, assim como surgiram soluções digitais para apoio às IES, desde o vestibular digital, passando por plataformas de teleconferências até soluções de provas e testes online. Ao realizar logins em cada solução, o comum é encontrar o logo de uma EdTech ao lado do logo da IES”, destaca o fundador e secretário-executivo do FinancIES, Adriano Dias Souza.
Em meio a críticas ao modelo universitário tradicional, parcialmente amenizadas pelo público com saudades da sala de aula tradicional durante o isolamento social, as EdTechs ganharam espaço na vida das pessoas (e nos Demonstrativos de Resultados das IES) de formas variadas. Elas chegaram para ficar? Até que ponto haverá cooperação ou competição? Construiremos uma aprendizagem melhor para nosso país e o mundo? Essas e outras questões serão abordadas durante o XIV FinancIES.
A expectativa de público, segundo Adriano, segue a tendência de crescimento anual do evento. “A ideia é sempre que um FinancIES seja maior que o outro. Pretendemos chegar a 200 participantes presenciais e pelo menos 4 mil online”, completa.
Rogério Augusto Profeta, Reitor da Uniso, instituição anfitriã do evento, também destaca a temática sempre inovadora do FinancIES. “Neste ano, a abordagem será focalizada na participação das EdTechs no apoio à gestão das IES. Como elas surgem, onde são incubadas, como são financiadas e apoiadas. Enfim, um grande overview sobre as EdTechs. Podemos esperar que mais formas de incrementar a eficiência operacional sejam descobertas pelos participantes pelas trocas de experiências”, avalia, acrescentando que a Uniso apresentará um case ilustrativo sobre o tema.
O Reitor também avalia que o FinancIES contribui com o dia a dia dos gestores das IES como espaço, prioritariamente, para reunir profissionais da área financeira e outras, do ensino superior, contribuindo, principalmente, pela troca de experiências e compartilhamento de soluções. “As dinâmicas, que sempre acontecem nos eventos, ajudam na integração entre os profissionais e depois, com o networking criado, facilitam com que mais interações venham a ocorrer após o evento”, avalia.
Polo gerador de discussões técnicas de gestão, de estratégias para os desafios comuns da atualidade e de oportunidades de negócios, o FinancIES consagra-se como exemplo de sucesso compartilhado e une os executivos de instituições de ensino superior de vários estados brasileiros durante todo o ano na Rede FinancIES.
A extensa programação do evento conta com palestras, dinâmica de grupo, mesa-redonda, apresentação de painéis e cases de sucesso, momento cultural, almoço com líderes da educação superior e outras atividades com o objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos e de experiências entre os representantes das IES.
Os interessados em participar do FinancIES 2021 devem acessar o site www.financies.com.br, que traz a programação completa do evento, que a exemplo das edições anteriores – realizadas em Florianópolis (SC), Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Maringá (PR) -, reunirá profissionais de destaque na discussão de temas atuais.Parcerias
O FinancIES 2021 conta com os patrocinadores: Quero Educação, Alves Benedito Advogados, Atlas, CRM Educacional, Dominus, Fundacred, HMI, Matiz Capital, QH Consult, S7 Consulting, Seguridade, Soluções Projetos Especiais, Totvs, WRW Serviços, Pra Valer, Mannesoft PRIME, Lyceum, Plape, JA Rezende, Cobrafix e Amigo Edu.
Texto: Carla Olivo/FinancIES
Crédito foto Sorocaba: RobSabino – Flickr