Setembro Amarelo: Relações Públicas realiza campanha de prevenção ao suicídio

Os alunos do sexto período de Relações Públicas desenvolveram uma campanha de prevenção ao suicídio com o tema “Mentes que vacinam, universitários que se ajudam”, como parte da campanha “Setembro Amarelo” que acontece em todo País.
De acordo com o professor de Relações Públicas, Fábio Mascarenhas, com quase dois anos de pandemia, percebeu-se a importância do aprofundamento e conscientização sobre o assunto, e a campanha teve como desafio desenvolver ações de prevenção.
O aluno e representante de sala, Josué Santos, explica que a proposta busca estimular os estudantes para que percebam e interpretem quais colegas precisam de ajuda e suporte neste momento delicado.
A campanha foi desenvolvida nas últimas semanas, com ações digitais planejadas e integradas. O material foi avaliado por um profissional especializado em saúde mental, bem como conta com apoio institucional da Universidade.

Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Segundo o site oficial do Setembro Amarelo, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Saiba mais em: setembroamarelo.com.

Texto: Curso de Relações Públicas
Edição: Assessoria de Comunicação da Uniso