EspecialÚltimas NotíciasVida Universitária

Uniso Tech: inauguração de novos espaços

Os novos espaços do Uniso Tech, o Parque Tecnológico da Uniso, serão inaugurados nesta quarta-feira (15/9), em comemoração ao aniversário de 27 anos de implantação da Universidade. O evento acontecerá na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), na Biblioteca “Aluísio de Almeida”, às 9h.
O Uniso Tech está organizado em quatro novos espaços no primeiro e terceiro pisos da Biblioteca: Business Lab, Business Point, Luderia Lab e Utech Startups.
O Utech Startups, instalado no primeiro piso, é destinado às startups em estágios iniciais, com capacidade de salas e espaço comum de encontro e reuniões. A recepção neste pavimento coordenará as atividades de ocupações e agenda deste espaço.
O Business Point foi criado para abrigar escritórios de empresas e indústrias, novos negócios como Spin offs e outras modalidades de empresas já constituídas. O espaço conta com salas de tamanhos variados.
O Business Lab, junto ao Utech Startups, é um laboratório de negócios em um espaço organizado pela área de Ciências Sociais Aplicadas com foco na prática empresarial, que reunirá projetos dos cursos e opções de formação.
A Luderia Lab, voltado ao desenvolvimento de jogos analógicos, contempla jogos tradicionais de tabuleiro, atendendo às atividades dos cursos e também aberto aos alunos.
A atividades do Parque Tecnológico estavam sendo desenvolvidas no Sthemda Lab, que ganhou novo nome: Sthemda Coworking. É um espaço no térreo do Bloco F preparado para receber empresas, cooperativas, associações, permitindo reuniões, encontros, eventos e outras atividades que possam articular empresas, startups e novos negócios no Parque.
Conforme comenta o Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, o Uniso Tech tem a finalidade de ampliar as relações entre a Uniso e as empresas, beneficiando a todos. “As empresas terão acesso aos laboratórios e espaços de aprendizagem da Uniso para desenvolver pesquisas em áreas específicas. Os alunos poderão participar de projetos, melhorando a aprendizagem e sendo conhecidos pelas empresas. E a sociedade poderá contar com desenvolvimento de produtos e serviços de primeira linha”, detalha. “É uma tendência mundial a aproximação das Universidades com as empresas para desenvolver uma sociedade melhor”, finaliza.
Uniso Tech – O Parque Tecnológico da Uniso, em funcionamento desde o começo do ano, é um núcleo colaborativo voltado a negócios, criado para conectar o mercado regional e o ambiente universitário com soluções inovadoras para as empresas. Universidade, empresas privadas, startups, entidades e instituições ligadas ao empreendedorismo contam com um espaço para articular parcerias, cada um contribuindo com sua especialidade.
Quer saber mais sobre o Parque Tecnológico da Uniso, acesse: http://unisotech.uniso.br/.

Aniversário da Uniso
A Uniso, primeira universidade da Região de Sorocaba, foi implantada em 15/9/1994, resultado de um projeto coordenado pelo professor Aldo Vannucchi, seu primeiro Reitor. Sua criação está vinculada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (FAFI), que lançou os primeiros cursos de Ensino Superior na cidade, em 1954.
Hoje, são mais de 60 cursos que funcionam na Cidade Universitária e o câmpus Trujillo, além de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado), Comunicação e Cultura (Mestrado e Doutorado), Educação (Mestrado e Doutorado), e Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado e Doutorado Profissional).
A Uniso também conta com uma série de projetos nas áreas de Pesquisa e de Extensão voltados ao desenvolvimento de toda Sorocaba e Região.
É reconhecida como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), qualificada nos termos da Lei 12.881/2013, que criou uma modalidade própria para as Comunitárias no Ensino Superior, ao lado das públicas e privadas.