Exercícios ajudam a reduzir ansiedade na pandemia
As pessoas que se mantiveram ativas fisicamente durante o período de restrições na pandemia de Covid-19 apresentaram um nível menor de ansiedade do que aquelas que ficaram sedentárias. Essa é a constatação de um estudo, realizado pela estudante Marcela de Abreu Antunes Armada, do curso de Educação Física da Uniso. A pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso, apresentada em 2020, e resultou no artigo “Níveis de ansiedade entre indivíduos fisicamente ativos e sedentários na pandemia COVID-19”.
Detalhes sobre esse estudo podem ser conferidos na edição 16 do jornal Uniso Ciência, publicação destinada à divulgação científica da Universidade que circula na edição impressa e online do jornal Cruzeiro do Sul. O Uniso Ciência traz ainda outras duas reportagens. Uma delas mostra a necessidade de apoio psicológico às profissionais que realizam acolhimento às vítimas de violência, a partir de um estudo realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim. A outra reportagem aborda como a aplicação da Justiça Restaurativa tem se mostrado uma alternativa para a resolução de conflitos, de forma a evitar o encaminhamento judicial.
As três reportagens desta edição do Uniso Ciência foram elaboradas a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos na Universidade e são assinadas por alunos da FOCS, a Agência Experimental de Jornalismo da Uniso, sob a coordenação dos professores Evenize Batista e Guilherme Profeta. É a segunda vez que os estudantes da FOCS produzem conteúdo para o Uniso Ciência.
Foto: Giulia Camargo/FOCS